Discurso do Papa por mortos da Kiss emocionou Santa Maria, diz bispo
Por telefone, Dom Hélio Adelar Rubert agradeceu ao porta-voz do Vaticano pelas palavras de Francisco sobre a boate Kiss
No dia em que lembra os seis meses da tragédia na Boate Kiss, que matou 242 jovens após um incêndio na casa noturna, a cidade de Santa Maria (RS) rendeu-se ao discurso do Papa Francisco, que pediu ontem, na praia de Copacabana, que os peregrinos rezem pelas vítimas. Neste sábado, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, relatou que conversou por telefone com o bispo de Santa Maria, dom Helio Adelar Rubert, e que o religioso estava emocionado.
"Isso aconteceu há exatamente seis meses e eu falei esta manhã com o bispo, que está emocionado. Ele ficou muito agradecido ao Papa pela lembrança e me contou que não há mais sobreviventes internados", disse Lombardi.
No pronunciamento em que encerrou a Via Sacra, encenação que levou dezenas de milhares de fiéis à orla de Copacabana na noite de sexta-feira, o Pontífice comparou o sofrimento de Jesus Cristo ao das famílias que perderam jovens na Boate Kiss.
"Com a cruz, Jesus se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem gritar. Sobretudo, os inocentes e os indefesos. Com a cruz, Jesus se une às famílias que se encontram em dificuldades e que choram a trágica perda de seus filhos, como no caso dos 242 jovens vítimas de incêndio na cidade de Santa Maria, no começo deste ano. Rezemos por eles", solicitou o Papa aos peregrinos, que o aplaudiram.
Conforme Lombardi, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da encenação da Via Sacra. "O Papa apreciou a contemporaneidade apresentada e o inteligente esforço de atualização da Via Sacra. Os pequenos textos mostraram claramente os problemas dos jovens e do mundo de hoje, e faziam refletir sobre o significado atual da Via Sacra", salientou o porta-voz do Vaticano.
Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.
vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.