Papa nomeia bispos auxiliares de São Paulo
O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Carlos Lema Garcia, diretor espiritual do Opus Dei do país, e José Roberto Fortes, até agora à frente da paróquia "Santo Agostinho" na diocese de São José dos Campos, como bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo.
José Roberto Fortes será o responsável da sede titular de Acúfida enquanto Carlos Lema Garcia cuidará da sede episcopal de Alava.
José Roberto Fortes nasceu em 9 de abril de 1965 em São José dos Campos (São Paulo) e estudou Filosofia e Teologia em Taubaté.
Fortes fez doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1993.
O novo bispo auxiliar de São Paulo ocupou, entre outros cargos, o de vigário na paróquia "Sant'Ana" (1993), o de pároco da paróquia "São José" (1997-2000) e o de reitor do seminário de Teologia da diocese de São José dos Campos (2000-2011).
Por sua vez, Garcia nasceu em 30 de junho de 1956 em São Paulo (Brasil).
Membro da Prelatura Pessoal do "Opus Dei", o novo bispo titular é doutor em Teologia Dogmática e formado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.
Entre os cargos que ocupou, Garcia foi capelão do Centro Universitário de Itaim, em São Paulo (1985-1990); vigário secretário da delegação da Prelatura no Brasil com sede em São Paulo (2004-2010) e diretor espiritual do Opus Dei também no Brasil.