Pedro Dallari é eleito coordenador da Comissão Nacional da Verdade
25 nov
2013
- 22h49
(atualizado às 22h53)
O advogado e professor universitário Pedro Dallari foi eleito nesta segunda-feira coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A coordenação da CNV é ocupada de forma rotativa por seus membros a cada três meses. Sexto coordenador do colegiado, Dallari substitui o advogado e ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, que exerceu a função entre agosto e novembro deste ano.
<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/<a target="_blank" data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos">desaparecidos</a>-da-<a target="_blank" data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura">ditadura</a>/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/<a target="_blank" data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos">desaparecidos</a>-da-<a target="_blank" data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura">ditadura</a>/">Desaparecidos da ditadura</a>O primeiro coordenador da comissão, Gilson Dipp, deveria permanecer no cargo por seis meses, mas, por motivos de saúde, licenciou-se em setembro de 2012 e foi substituído pelo ex-procurador-geral da República, Claudio Fonteles, que, em seguida, exerceu mandato efetivo até fevereiro deste ano.
Dallari foi nomeado membro do colegiado em setembro deste ano pela presidenta Dilma Roussef, após a saída de Fonteles, que renunciou ao cargo no dia 18 de junho, alegando motivos pessoais. Na CNV, Dallari exerce a função de coordenador do relatório da Comissão da Verdade.
Criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, a CNV tem por finalidade apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.