Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PF mira aliados de Lira em investigação sobre fraude em Alagoas e encontra cofre lotado de dinheiro, diz mídia

1 jun 2023 - 17h20
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão, nesta quinta-feira, em uma investigação que apura fraude em licitação e lavagem de dinheiro em recursos públicos federais para a compra de kits de robótica em Alagoas, informou a corporação em comunicado.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira 
20/12/2022
REUTERS/Adriano Machado
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira 20/12/2022 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Entre os alvos da operação estão aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de acordo com reportagens. Um cofre superlotado de dinheiro foi localizado durante ação contra um dos investigados, acrescentaram diferentes veículos.

Segundo levantamento da Controladoria Geral da União, as fraudes e superfaturamento no esquema investigado pela PF geraram prejuízo ao erário de 8,1 milhões de reais e sobrepreço, com prejuízos potenciais de 19,8 milhões de reais, de acordo com a polícia. Os ilícitos teriam ocorrido entre 2019 e 2022, durante a realização de processos licitatórios, acrescentou.

A ação da PF ocorreu no momento de maior tensão entre o governo do presidente Luiz Inácio da Silva e Lira, depois do risco de a medida provisória que reestrutura os ministérios não ser aprovada. A MP só passou na Câmara na madrugada desta quinta, véspera do prazo final para perder a validade, após idas e vindas e muitas negociações, incluindo liberação de emendas de últimas hora.

Em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara procurou se distanciar das investigações ao ser questionado sobre o suposto envolvimento de aliados. "Eu não vou comer essa corda, vou me ater a receber informações mais precisas, e cada um é responsável pelo seu CPF nesta terra e neste país", disse.

Lira também disse, sem dar detalhes, que decisões judiciais definiram que não houve sobrepreço ou superfaturamento na investigação, mas que não podia emitir juízo de valor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade