PM é advertida com dois dias de detenção por publicar vídeo fardada lavando viatura
Defesa alega que publicações semelhantes são feitas por homens com mais frequência e não são punidas.
A soldado da Polícia Militar do Ceará Mayara Kelly Gomes Silva foi punida com dois dias de detenção em sindicância da corporação por ter feito publicações nas redes sociais utilizando a farda policial.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em uma delas, publicada em 2023, a soldado aparece lavando a viatura (veja abaixo) e em outra ensinando a população a realizar um torniquete, técnica de compressão de hemorragias.
A defesa de Mayara recorreu à punição alegando “quebra da isonomia”, uma vez que, argumenta, policiais do sexo masculino já fizeram vídeos similares e, mesmo assim, não teriam sido punidos. Já a PM cearense afirma que a sindicância permitiu ampla defesa.
Na sindicância, obtida pelo Estadão, o subcomando da PM-CE afirma “que, embora o princípio da liberdade de expressão assegure aos indivíduos o direito de manterem perfis pessoais em redes sociais, a utilização do fardamento oficial, bem como a exposição de viaturas e demais elementos característicos da atividade policial militar, constitui clara representação da instituição Polícia Militar do Ceará (PMCE)”.
Nas duas gravações citadas, os vídeos foram publicados em uma conta pessoal da soldado no Instagram, Mayara Kelly, da 1.ª companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar, usa farda da PM e aparece nas dependências do quartel.
Para a corporação, esse símbolos institucionais não devem ser utilizados “em publicações de caráter particular sem a devida autorização, sob pena de afetar a necessária disciplina e o decoro que regem a atividade militar”.
*Feita com informações do Estadão Conteúdo