PM já apreendeu este ano quase 450 fuzis no estado do Rio de Janeiro
Um total de 449 fuzis já foram apreendidos este ano no estado do Rio de Janeiro, segundo dados oficiais do governo divulgados nesta terça-feira pela Polícia Militar, sendo que somente em agosto 78 deles foram retirados de circulação.
O número representa a maior apreensão para um único mês desde 2015. A média diária foi de 2,5 fuzis apreendidos.
As estatísticas da PM apontam ainda que a maioria dos 449 fuzis foram recolhidos do crime organizado nas zonas norte e oeste da capital do estado. Estas áreas reúnem comunidades controladas por traficantes e milicianos.
Nesta semana, na rodovia presidente Dutra, a polícia federal apreendeu 13 fuzis que seriam levados para o conjunto de favelas do Alemão, na zona norte do Rio.
O governo do estado tem cobrado maior participação do governo federal no combate à entrada de armas, munições e drogas no país.
"Essas apreensões são resultado da intensifação do combate às quadrilhas e suas armas", afirmou à Reuters o comandante da PM do Rio, Marcelo de Menezes, defendendo uma política pública nacional de enfrentamento ao tráfico de armas e de drogas.
"Sozinha, uma unidade da Federação não vai conseguir enfrentar isso. Nao temos fábricas de fuzis e temos esses números assustadores. O crime aqui está capitalizado, o que mostra que este é um problema nacional", acrescentou.
Os dados da PM revelam que em 2024 foram apreendidos cerca de 4.400 armas de fogo no estado do Rio de Janeiro.