GTA real: jovens saem de carro atirando nas pessoas em MG
Quatro pessoas ficaram feridas por tiros de chumbinho por jovens que se inspiraram em videogame; em janeiro um homem foi preso com uma réplica de 'Lucile' arma do vilão de 'The Walking Dead'.
Dois adolescentes foram detidos enquanto brincavam de GTA nas ruas da cidade de Elói Mendes, no interior de Minas Gerais, distante quase 330 quilômetros de Belo Horizonte. Os dois tinham 17 e 14 anos e saíram de carro pelas ruas atirando com uma espingarda de chumbinho. Quatro pessoas ficaram feridas.
A brincadeira por muito pouco não terminou pior para a dupla, segundo afirmou o delegado Ed Elvis Garcia. "Poderiam ter sido vitimados com tiro da polícia, porque não tem como numa ação dessa, com o pouco de informação que você tem, fazer essa análise e ter um melhor desfecho", disse.
Pelo menos 10 tiros foram disparados contra quatro pessoas, estabelecimento comerciais e veículos. Entre os feridos está um homem que foi atingido no peito e precisou fazer uma cirurgia. As outras três pessoas tinham ferimentos no braço, quadril e cintura.
A Polícia Militar abordou os dois, que chegaram a negar num primeiro momento, mas confessaram ter feito os disparos na tentativa de reproduzir as cenas do jogo da série Grand Theft Auto. A arma, uma espingarda de chumbinho calibre 22 foi encontrada debaixo da cama do mais novo.
Imagens do circuito de segurança de casas e lojas da região onde as pessoas foram feridas mostram o carro que os dois estavam transitando pela via.
Lançado em 1998 o jogo sempre foi alvo de polêmicas em todo o planeta por causa de suas cenas violentas e ter como principal objetivo ser o "chefe" na cidade onde mora. Para conseguir o "respeito" ele agride, rouba carros e mata pessoas por onde passa. A quinta versão chegou a ter sua venda interrompida na Austrália.
Imitação de 'Lucile' apreendida
Em Ouro Fino, no fim de janeiro, um homem foi preso e teve um bastão apreendido pela Polícia Militar. O dono estava dentro de um carro numa região conhecida por ser ponto de venda de drogas. Durante a revista da PM ele disse que o taco de beisebol enrolado em arame farpado era somente um enfeite.
A polícia conseguiu pegá-lo antes que ele se sentisse como o vilão Negan, da série The Walking Dead, que usa a arma para matar um desafeto e “educar” os sobreviventes.
Videogames, TV e riscos à saúde
Um estudo do Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Matemática e Estatística da USP mostrou que a agressividade e comportamento antissocial são apenas alguns dos problemas causados pela exposição ou acesso a imagens de violência.
"Em situações de emergência, de raiva profunda ou de stress, em que o sujeito age inconscientemente, sua ação pode seguir as que foram condicionadas pela TV ou pelos jogos eletrônicos. Só que o ser humano age tanto mais humanamente quanto mais consciente é sua ação, isto é, quanto mais refletir e prever as consequências antes de agir. Ações inconscientes são típicas dos animais, que jamais refletem sobre as futuras consequências de seus atos."
Entre outros riscos e problemas sociais estão o excesso de peso e obesidade, problemas de atenção e hiperatividade, depressão, medo e confusão entre fantasia e realidade.