Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Agentes penitenciários de SP entram em greve a partir de hoje

10 mar 2014 - 10h23
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Os agentes penitenciários do Estado de São Paulo entraram em greve a partir desta segunda-feira. De acordo com Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo (Sindasp), a greve é em protesto contra as condições de trabalho e afeta todas as 158 unidades prisionais.A paralisação afeta serviços como Fórum e Júri, atendimentos a advogados, oficiais de Justiça, assistentes sociais, psicólogos e oitivas e recebimento de presos de cadeias públicas.  

Os agentes reivindicam correção do reajuste salarial, de 20,64%, referente ao período da inflação aos exercícios de 2007 a 2012, e mais 5% de aumento real do salário; criação da Lei Orgânica para ASP’s e AEVP’s; correção do auxílio-alimentação e fim do teto base; fardamento para ASP’s ou valor em dinheiro; interstício de três anos e promoção de 30% dos funcionários ao ano; fim da LPTR e agilidade na LPT; aposentadoria integral aos 25 anos de contribuição e mais a paridade; convocação remunerada durante a realização de blitz; criação de mais uma folga SAP, totalizando duas ao mês e redução de classes. 

Uma reunião entre sindicato e governo será realizada na terça-feira às 10h, com representantes das Secretarias de Planejamento e Casa Civil para discutir as reivindicações O encontro acontece no Palácio dos Bandeirantes, na sala da Secretaria de Planejamento. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), "desde quinta-feira da semana passada, os presidentes de todos os sindicatos que atuam no sistema prisional paulista têm conhecimento" da reunião, marcada "com o objetivo de discutir a pauta por eles apresentada".

Segundo o sindicato, a greve está mantida normalmente para segunda e terça-feira, no mínimo. Já estão convocadas novas Assembleias Gerais para amanhã, a partir das 18h, onde os servidores votarão e decidirão a favor ou contra a proposta. Se em sua maioria a proposta for aceita, a greve chegará ao fim, no entanto, se for rejeitada, a greve continua por tempo indeterminado. 

Veja o que funciona e o que não funciona durante a greve:

NÃO FUNCIONA FUNCIONA
Fórum e Júri PS para atendimento de Saúde
Atendimento a advogados, oficiais de Justiça,
assistentes sociais, psicólogos, oitivas.
Alvará de soltura
Transferências (bonde/linhão) Velório (somente até a inclusão)
Jumbo Cozinha e padaria
Sedex Cartas
Esporte (detentos que organizam torneios) Sedex somente para unidades femininas
Escola Alimentação de animais (somente o essencial)
Todo tipo de trabalho de pavilhão e empresas Esgoto, usina de tratamento
Rol de visitas Procedimento disciplinar (transferências: RDD, castigo, cela disciplinar)
Pecúlio Revistas, blitz (desde que sob suspeita. Blitz geral não)
Manutenção (somente emergências) Banho de sol
Recebimento de presos de cadeias públicas  
Recebimento de plantões policiais (inclusões automáticas)  
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade