Brasileiro é preso no aeroporto em Guarulhos após tentar abrir porta de avião durante voo internacional
Homem precisou ser contido por membros da tripulação e outros passageiros; ele foi algemado e preso assim que a aeronave pousou
Um brasileiro foi preso ao tentar abrir a porta de um avião que vinha de Paris ao Brasil; ele foi contido pela tripulação e está sendo acusado de atentado à segurança do transporte aéreo.
Um brasileiro de 44 anos foi preso em flagrante da manhã da última quarta-feira, 26, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após tentar abrir uma das portas de um avião que vinha de Paris horas após a decolagem. Ele precisou ser contido por integrantes da tripulação e outros passageiros. Depois, foi algemado ao assento e permaneceu assim até o fim da viagem.
A prisão ocorreu assim que o avião pousou e, naquele mesmo dia, o homem passou por audiência de custódia na Justiça Federal. Segundo a Polícia Federal (PF), o acusado é baiano e trabalha como pedreiro. Ele viajou para a Europa em 23 de março, mas teve a entrada em território francês negada, então, precisou voltar ao Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A defesa do homem pediu que fosse concedida a liberdade provisória com aplicação de medidas cautelares, sem sucesso. O juiz optou por converter o flagrante em prisão preventiva, visando impedir que o homem fugisse antes de apresentar a documentação necessária para comprovar residência fixa no país.
O homem enfrenta acusações de atentado contra a segurança do transporte aéreo, podendo ser condenado a no mínimo dois e no máximo cinco anos de prisão. Além das consequências legais, os envolvidos podem enfrentar proibições de voar com determinadas companhias aéreas e ter seus nomes incluídos em listas de vigilância.
Em outro caso de atentado contra a segurança do transporte aéreo envolvendo um brasileiro, um homem foi preso em flagrante, em agosto de 2023, após alegar estar com uma bomba dentro de uma avião, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). De acordo com a PF, o homem estava embarcado em um voo com destino a Cascavel (PR) quando foi identificado. Nenhum artefato explosivo foi encontrado.