Cardozo se reunirá com governadora no MA para discutir crise no Estado
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reunirá nesta quinta-feira com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), para discutir a crise no sistema carcerário e na segurança pública do Estado.
De acordo com a assessoria do ministério, Cardozo viajou acompanhado de representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O ministério não informou, porém, quem são os representantes que acompanharam o ministro.
Na segunda-feira, Roseana Sarney decidiu aceitar o auxílio oferecido pelo Ministério da Justiça e irá transferir os principais presos do complexo penitenciário de Pedrinhas para presídios federais. Ao todo, foram ofertadas 25 vagas nessas unidades prisionais. O governo irá transferir os principais líderes de facções criminosas do complexo.
Também nesta quinta-feira se reúne o Conselho de Direitos da Pessoa Humana (CDPH). A reunião foi convocada pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, na segunda-feira, e terá o objetivo de traçar um plano para "fazer cessar imediatamente as violações aos direitos humanos e à violência" que castiga as prisões, segundo comunicado.