DVD pirata é vendido com imagens do confronto no Rio
Camelôs do centro do Rio de Janeiro estão oferecendo um DVD pirata com resumo da caça aos traficantes da última semana. O filme "Terror no Rio 2010" é vendido por R$ 10 a unidade e anunciado como um "documentário", mas tem apenas trechos editados de reportagens de jornais. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
A imagem da estátua do Cristo Redentor usando um colete à prova de balas é a capa do DVD. A foto exibe explosões e fogo ao fundo. A contracapa traz carros incendiados e blindados da Marinha. Também é mencionado que o filme é proibido para menores de 16 anos.
Violência
Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis incendiaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal se juntaram às forças de segurança no combate à onda de violência que resultou em mais de 180 veículos incendiados.
Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram a vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Alguns traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado no sábado. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos criminosos, segundo a Polícia Militar. Entre os presos, Zeu, um dos líderes do tráfico, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes em 2002.
Desde o início dos ataques, pelo menos 39 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro e 181 veículos foram incendiados.