Fuminho, braço-direito de Marcola, será transferido para semiaberto
'02 do PCC' poderá estudar e trabalhar fora da prisão durante o dia, mas deve retornar ao presídio à noite
Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como Fuminho, será transferido para o sistema prisional do Estado de São Paulo em regime semiaberto. De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), Fuminho é braço-direito de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder da facção PCC.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A decisão foi proferida no dia 9 de outubro por Frederico Botelho de Barros Viana, juiz-corregedor substituto da Penitenciária Federal de Brasília. A sua progressão para o semiaberto, no entanto, foi solicitada no ano passado, em razão do tempo mínimo de prisão cumprido pelo "02 do PCC" e pelo "bom comportamento".
Como não existe a opção de regime semiaberto na penitenciária federal, ele precisará ser transferido para São Paulo. Neste tipo de progressão, o condenado pode trabalhar ou estudar fora durante o dia, mas deve retornar ao presídio à noite.
Fuminho está preso desde 2020, após ter ficado 21 anos foragido. A Polícia Federal o prendeu depois de uma megaoperação realizada na África juntamente com outros Órgãos internacionais. Marcola também está preso na unidade de segurança máxima em Brasília.