Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Homem morto por agentes da ViaMobilidade em estação de trem de SP sofreu asfixia mecânica, diz laudo

Câmeras de segurança flagraram momento em que Jadson Pires foi agredido por funcionários

3 dez 2024 - 18h52
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem morre após ser agredido por agentes de segurança da ViaMobilidade
Homem morre após ser agredido por agentes de segurança da ViaMobilidade
Foto: Reprodução/TV Globo

Jadson Pires, morto na estação de trem de Carapicuíba, Linha-8 Diamante, na região metropolitana de São Paulo, sofreu asfixia mecânica. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o rapaz foi imobilizado e agredido por agentes da ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha.

O crime ocorreu em 11 de novembro, mas só agora o vídeo que mostra a ação passou a circular nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que a vítima estava desorientada enquanto tentava ultrapassar a catraca que dá acesso à linha do trem. Ele acaba sendo imobilizado pelos agentes e fica inconsciente após ser agredido.

O Instituto Médico Legal (IML) concluiu que Jadson morreu por asfixia mecânica em decorrência de esganadura, segundo laudo obtido pelo GloboNews. O documento também mostrou que o homem estava com as costelas do lado direito do tórax quebradas e apresentava escoriações no antebraço direito, mão direita e ambos joelhos.

Ao Terra, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo afirmou que o caso está sendo investigado pelo 1º DP de Carapicuíba. "Novas imagens foram analisadas pela autoridade policial, que intimou os envolvidos para novos depoimentos. Os laudos periciais solicitados estão em elaboração e serão anexados ao inquérito assim que concluídos", disse.

A SSP ressalta, ainda, que a natureza inicial da ocorrência poderá ser alterada em razão das novas evidências. Em nota à imprensa, a concessionária alegou que repudia "qualquer forma de violência" e que os agentes envolvidos foram "preventivamente afastados de suas funções".

"A companhia informa que repudia qualquer forma de violência, premissa essa constantemente reforçada em seus treinamentos e procedimentos de segurança e atendimento. Cabe destacar que, imediatamente após esta ocorrência, um boletim de ocorrência foi registrado, uma sindicância interna foi instaurada e os agentes envolvidos foram preventivamente afastados de suas funções", completou.

Veja, na íntegra, o posicionamento da ViaMobilidade sobre o caso: 

"A concessionária lamenta profundamente o falecimento de Jadson Pires e expressa suas sinceras condolências aos amigos e à família, com quem fez contato e se colocou à disposição para prestar apoio. A companhia informa que repudia  qualquer forma de violência, premissa essa constantemente reforçada  em seus treinamentos e procedimentos de segurança e atendimento.

Cabe destacar que, imediatamente após esta ocorrência, um boletim de ocorrência foi registrado, uma sindicância interna foi instaurada e os agentes envolvidos foram preventivamente afastados de suas funções.

Ao adentrar a estação de Carapicuíba, Jadson se mostrava bastante agitado e não respondia às orientações, sendo contido por agentes da Guarda Civil e da empresa depois de ter invadido a linha de bloqueio por diversas vezes. Após um mal súbito, recebeu os primeiros-socorros ainda no local e foi encaminhado pelo Samu a uma unidade de pronto atendimento, onde foi constatado o óbito.

O homem de camiseta preta é Agente da Guarda Civil que estava em uma atuação à paisana, sem qualquer relação com a operação da concessionária.

A causa da morte ainda está sendo apurada pelas autoridades, que aguardam o resultado dos exames pericial e toxicológico.

A concessionária reforça que investe continuamente na formação de seus colaboradores para o relacionamento com o público e a segurança de seus clientes".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade