Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Lesa Pátria: Deputado Carlos Jordy é alvo de busca e apreensão

Polícia Federal deve cumprir dez mandados de busca e apreensão, em Brasília e Rio de Janeiro

18 jan 2024 - 07h26
(atualizado às 10h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) é um dos alvos da 24ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos de 8 de janeiro de 2023, cometidos por apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro. Até o momento, foram cumpridos 97 mandados de prisão e 313 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de R$ 11.692.820,29.
Carlos Jordy é um dos alvos da PF
Carlos Jordy é um dos alvos da PF
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) é um dos alvos da 24ª fase da Operação Lesa Pátria, que apura os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ao todo, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, sendo oito no Rio de Janeiro, e dois no Distrito Federal. 

De acordo com a Polícia Federal, o objetivo da operação é identificar aqueles que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos, que ocorreram entre outubro de 2022 e o início do ano passado, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Em publicação no X, antigo Twitter, Jordy se defendeu e criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). "Busca e apreensão da PF por determinação de Alexandre de Moraes. Operação Lesa Pátria. Uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal", declarou.

Deputado Carlos Jordy fala em 'ditadura' após ser alvo de operação da PF: 'Medida autoritária':

Os atos começaram logo após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas. Nessa época, apoiadores do então presidente bloquearam rodovias, queimaram pneus, e ocuparam portas de quartéis, até o dia 8 de janeiro, quando invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília e os depredaram. 

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”, afirma a PF em nota. 

Bolsonaristas deixam rastro de destruição em Brasília Bolsonaristas deixam rastro de destruição em Brasília

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas. 

Até o último dia 8, a Operação Lesa Pátria realizou 97 prisões preventivas e 313 buscas e apreensões . A PF também conseguiu apreender R$ 11.692.820,29. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade