Ministro garante segurança na Copa e diz que torneio 'já é um sucesso'
A cinco dias da abertura da Copa das Confederações, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu nesta segunda-feira que o País tem condições de oferecer segurança aos espectadores do torneio. Na avaliação do ministro, a Copa "já é um sucesso". "O Brasil tem adotado todas as medidas para reduzir a exposição ao risco da nossa população, dos turistas, atletas e chefes de Estado", afirmou o ministro.
"Quando se trata de grandes eventos, a preocupação é especial. Temos retrospectivas lamentáveis, como morte de atletas dentro da vila olímpica de Munique, tivemos atentados na Olimpíada nos Estados Unidos. Tivemos recentemente as mortes na maratona de Boston", lembrou.
Aldo participou no início da noite de uma grande reunião para repassar o plano operacional do governo para a Copa das Confederações. O ministro garantiu que "o governo adotou todas as providências para preparar, treinar e integrar as forças de segurança e de defesa".
Apesar de o Brasil ainda não ter legislação sobre terrorismo, Aldo disse que "não é preciso esperar que haja uma lei definindo o que seja um crime para elaborar um plano de prevenção para a possibilidade desse crime ser cometido".
No esquema de segurança de Brasília, por exemplo, os agentes policiais receberam um treinamento especial de abordagem e tiveram aulas sobre a Lei Geral da Copa, tiro defensivo e ações de combate ao terrorismo. O objetivo é que o comportamento dos policiais seja padronizado e os procedimentos não surpreendam as pessoas.