Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

MP-RJ denuncia 16 por invasão de fórum de Bangu

Ação culminou na morte de um menino de 8 anos e um sargento da Polícia Militar

30 jan 2014 - 22h58
(atualizado às 23h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou, nesta quinta-feira, 16 pessoas envolvidas na tentativa de resgate de presos no fórum de Bangu, zona oeste da capital fluminense, que resultou na morte do menino Kayo da Silva Costa, 8 anos, e do terceiro sargento da Polícia Militar Alexandre Rodrigues de Oliveira, 39 anos, em outubro de 2013.

Entre os réus estão os traficantes Alexandre Bandeira de Melo, conhecido como Piolho; Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate; e Luiz Armando Lopes Tavares Amadeus Vieira, o Dallas. De acordo com o MP, os acusados - que atuavam no tráfico de drogas da Vila Vintém e estavam presos em Bangu IV - planejaram seus próprios resgates. Além deles, outras 13 pessoas foram denunciados por participarem dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. 

O MP afirma na denúncia que Piolho e Chocolate chamaram Adriana Godoy, que trabalhava para a quadrilha como advogada e mantinha um relacionamento amoroso com Vanilson Venâncio Gomes, o Tida. 

Adriana então teria passado a representar Dallas como advogada e incluiu como sua testemunha de defesa Piolho e Chocolate, para que os três fossem juntos ao Fórum de Bangu. Ela convidou o advogado Clóvis Pinto de Souza Neto para participar da ação. Piolho recrutou outros membros do tráfico para que elaborassem a logística e a estratégia da fuga. Eles roubaram carros e providenciaram as armas. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/codinome-curiosos/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/codinome-curiosos/">Codinomes Curiosos</a>

De acordo com o MP, os crimes foram praticados para assegurar a fuga dos presos que estavam na carceragem, com recursos que impossibilitaram a defesa das vítimas. Os advogados que participaram do crime também vão responder por dolo eventual. 

Tiroteio no Fórum de Bangu
Kayo da Silva Costa, oito anos, e o terceiro sargento da Polícia Militar Alexandre Rodrigues de Oliveira, 39 anos, morreram durante um tiroteio em frente ao Fórum de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro. Uma mulher e outro PM ficaram feridos, segundo informações do batalhão que faz o policiamento da região.

O tiroteio ocorreu quando homens armados tentaram resgatar os traficantes Alexandre de Melo e Vanderlan Ramos da Silva, que estavam no fórum para uma audiência. Eles trocaram tiros com PMs que faziam a segurança do local. Os homens fugiram, mas os traficantes não foram resgatados. 

Kayo foi atingido quando voltava do treino na escolinha de futebol do Bangu Atlético Clube. Ele morreu no local. O sargento Oliveira, que estava há 18 anos na corporação, chegou a ser socorrido para o hospital Albert Schweitzer, mas não resistiu.

O secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, pediu a transferência de Alexandre e Vanderlan para presídios federais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade