Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Na lista dos mais procurados do país, criminoso foragido há quase 20 anos é preso em SP

Jakson Oliveira Santos, conhecido como 'Dako', estava foragido desde 2005 e foi preso nesta quarta-feira, 7, em Valinhos (SP)

7 fev 2024 - 19h02
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um dos criminosos mais procurados do país foi preso em Valinhos (SP). Com ele, as equipes apreenderam pistola, munições, drogas e uniformes. Ele é apontado como envolvido em grandes assaltos e atentados.
Operação prende criminoso foragido presente na lista dos mais procurados do país
Operação prende criminoso foragido presente na lista dos mais procurados do país
Foto: Divulgação/PMESP

Forças de segurança capturaram nesta quarta-feira, 7, um dos criminosos mais procurados do país. Jakson Oliveira Santos, conhecido como 'Dako', estava foragido há quase 20 anos e era investigado por envolvimento em 'mega-assaltos' e nos atentados contra forças policiais de 2006. Ele foi encontrado em Valinhos (SP).

A operação foi realizada por equipes do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público. O Terra apurou que Jakson foi preso em uma casa de luxo no bairro Vale Verde, na cidade do interior paulista.

Com ele, as equipes apreenderam uma pistola calibre .9mm e diversas munições, além de uniformes camuflados, celulares e equipamentos eletrônicos. Também foram encontradas porções de droga e acessórios para fuzil, informou a Polícia Militar. A ação também contou com peritos da Polícia Federal.

'Dako', segundo a PM, estava dormindo no momento da operação e não resistiu à abordagem. Promotores do GAECO de Campinas informaram que o criminoso emitiu um documento falso, no qual se intitulava 'Jakson de Souza', com o qual tirou uma CNH e criou um CNPJ para uma empresa. Ele vivia uma vida estável e de regalias no interior de São Paulo. 

Jakson foi preso em flagrante por uso de documentos falsos, porte ilegal de arma de fogo e porte de drogas para uso pessoal. O criminoso foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia de Valinhos e fez coleta de material genético, que poderá ser usado pelas autoridades para identificar a participação dele em outros crimes. 

Polícia apreendeu equipamento tático na casa de foragido da Justiça
Polícia apreendeu equipamento tático na casa de foragido da Justiça
Foto: Divulgação/PMESP

Foragido desde 2005 

A princípio, investigações indicam que Dako tinha ligações com o PCC e envolvimento em ações de "domínio de cidades". Ele esteve envolvido em ataques planejados para invadir municípios e já recebeu uma sentença de cinco anos e três meses de prisão por associação ao tráfico.

Jakson também é apontado como um dos principais articuladores de um dos núcleos especializados em mega-assaltos e nos ataques contra forças policiais em 2006. Ele também foi denunciado por um homicídio ocorrido em Campinas e tinha mandados de prisão pendentes por roubo.

'Dako' chegou a cumprir pena em Minas Gerais por roubo a banco e estava preso por tráfico de drogas na penitenciária de Casa Branca, em São Paulo, mas não retornou após ser beneficiado com a saída temporária, em 2005.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade