Narigudo, Aquaman, Filé com Fritas: os apelidos inusitados de integrantes de facção
Além da notoriedade os crimes cometidos pelos suspeitos de integrar o grupo criminoso, apelidos curiosos chamam a atenção das autoridades
A notoriedade dos crimes cometidos pelos membros da facção PCC (Primeiro Comando da Capital) é reconhecida por autoridades ao redor do mundo. No entanto, não só as atividades ilícitas chamam a atenção da polícia, mas também os apelidos curiosos dos suspeitos de integrar a organização.
Um dos indivíduos de maior notoriedade do grupo e apontado como principal líder da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, possui outros apelidos curiosos. O autor do livro Laços de Sangue, A História de Sangue do PCC, Marcio Sergio Christino, afirma que Marcola também é chamado de "Playboy", "Boy", "Narigudo" e "Ladrão de Oxigênio" por integrantes do PCC.
Suspeito de comandar a facção na ausência de Marcola, Valdeci Alves dos Santos é conhecido como "Colorido" e apontado como "número dois" por membros do PCC. Colorido foi preso em abril passado, ao tentar apresentar um documento falso em Pernambuco, após passar oito anos foragido. Ele havia sido beneficiado por uma saída temporária.
Já o mergulhador espanhol Joaquim Gimenez, de 34 anos, é apelidado de "Aquaman", um herói da DC Comics que comanda os sete mares. Preso em janeiro deste ano, ele era o responsável por fixar drogas em cascos de navios, cujo trabalho seria sua especialidade.
O jovem apontado como suspeito de ser um dos principais traficantes da cracolândia, no Centro de São Paulo, possui um apelido curioso. Identificado como "Filé com Fritas", Lucas Felipe Macedo Marques, de 22 anos, foi preso em maio passado durante uma operação da polícia. Ele também possui passagem por violência doméstica.
Outro nome apontado como um dos principais da facção, Wagner Ferreira da Silva é chamado de "Cabelo Duro". Atuante na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, o integrante do PCC foi morto com tiros à queima-roupa, em 2018, na Zona Leste de São Paulo.