Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Operação contra de lavagem de dinheiro do tráfico visa esquema envolvendo transporte de drogas em ambulâncias

Mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso

6 set 2024 - 12h06
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Investigação começou após Polícia flagrar ambulância transportando meia tonelada de maconha no Rio
Investigação começou após Polícia flagrar ambulância transportando meia tonelada de maconha no Rio
Foto: Reprodução/TV Globo

Uma operação contra um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas envolvendo transporte de entorpecentes em ambulâncias foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, 6, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Há mandados de busca e apreensão em cinco estados. 

De acordo com a Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), os mandados são para alvos no Rio, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso. 

As autoridades informaram que o principal alvo é um empresário da área da saúde, que utilizava ambulâncias para fazer o transporte dos entorpecentes, mas não revelaram sua identidade. No entanto, segundo a TV Globo, trata-se de Alex Evangelista Mendes Silva, responsável por duas empresas do ramo. 

Segundo a Polícia Civil, o esquema foi descoberto em uma ação policial, em 2021, quando um dos veículos dele foi flagrado na Rodovia Presidente Dutra com meia tonelada de maconha. A droga seria levada para comunidades da Zona Sul da capital fluminense.

As investigações apuraram que no período de um ano, entre 2020 e 2021, o suspeito movimentou mais de R$ 6,4 milhões, e que a quantia seria incompatível com seu patrimônio e atividade econômica. 

Foi descoberto também que a rede de empresas e pessoas ligadas à Evangelista formavam um complexo esquema de lavagem de dinheiro, com ramificações em vários estados. A Polícia ainda aponta que diversas transações suspeitas, envolvendo pessoas com capacidade financeira também incompatível, sugerem o uso de “laranjas” para mascarar as operações criminosas. 

O Terra não localizou a defesa de Alex Evangelista Mendes Silva até o momento. O espaço permanece aberto para manifestações. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade