Ouvidoria itinerante das UPPs atende moradores da Rocinha
A ouvidoria itinerante Paz com Voz, da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, começou a atender nesta segunda-feira aos moradores da favela da Rocinha, na zona sul da capital fluminense. Em duas semanas, desde que foi criado, o serviço móvel já ouviu 118 pessoas do morro da Mangueira, na zona norte da cidade, e da Cidade de Deus, bairro na zona oeste, onde foi lançado no último dia 5.
Criado para receber reclamações, denúncias, elogios e sugestões da população local, a ouvidoria móvel foi criada para estreitar as relações entre as comunidades pacificadas e as UPPs. De acordo com a ouvidora-geral da Paz com Voz, tenente Tatiana Lima, até o momento, o balanço do serviço é bastante positivo.
"A princípio, esses dados não podem ser divulgados, até mesmo por questão de segurança, mas com certeza posso adiantar que, até agora, o balanço é bastante positivo. O Paz com Voz está a divulgar a existência de uma ouvidoria, que é um canal de ligação entre a sociedade e a Polícia Militar, em específico as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora)", disse Tatiana.
Nesta semana, a ouvidoria foi instalada em frente à Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha. A equipe de ouvidores é formada por 20 militares que foram treinados pela Associação Brasileira de Ouvidores. Segundo a ouvidora-geral, toda crítica ou sugestão é transformada em documento para ser avaliada.
"Por exemplo, no caso de um elogio, encaminhamos para a assessoria de comunicação social, que vai providenciar um elogio para o policial, para a área de atuação. No caso de uma denúncia, encaminhamos para o órgão verificar se a informação procede, indo até o local se necessário, para depois se tomar as medidas necessárias", explicou a tenente.
Na semana que vem, o Paz com Voz estará nas comunidades Fallet e Fogueteiro, no Rio Comprido, zona norte do Rio, que também são atendidas por uma UPP. Enquanto a ouvidoria itinerante não chega às outras 34 comunidades pacificadas, moradores dessas áreas podem entrar em contato com a ouvidoria pelo telefone (21) 2334-7599 e pelo site www.ouvidoriaupp.com.br para registrar queixas ou elogios.