PF faz operação para prender envolvidos no 8 de janeiro que descumprirem medidas cautelares; 48 foram presos
Ações, que fazem parte da Operação Lesa Pátria, ocorrem no DF e em 18 estados
A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira, 6, mais uma etapa da Operação Lesa Pátria para prender foragidos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. De acordo com a PF, até o momento, 48 pessoas foram presas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao todo, foram cumpridos 208 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 18 estados e no Distrito Federal, com o objetivo de capturar investigados e condenados pelos ataques. Desses, 107 são foragidos.
Ainda de acordo com a PF, os envolvidos descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países, com o objetivo "de se furtarem da aplicação da lei penal". Segundo os investigadores, a principal rota é a Argentina.
Estados onde as pessoas foram presas:
- Distrito Federal - 7
- Paraná - 5
- Bahia - 1
- Mato Grosso - 4
- Minas Gerais - 7
- Goiás - 1
- Mato Grosso do Sul - 1
- São Paulo - 17
- Santa Catarina 3
- Espírito Santo - 1
- Pará - 1
Em nota, a PF informou que os crimes associados aos envolvidos são:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime;
- destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A Operação Lesa Pátria já executou centenas de mandados de prisão e confiscou aproximadamente R$ 11,6 milhões em bens. No entanto, conforme destacado pela corporação em comunicado, "mais de duzentos réus deliberadamente desrespeitaram medidas cautelares judiciais ou fugiram para o exterior, com o propósito de evitar a aplicação da lei penal".
Na última fase, a 26ª, ocorrida em 16 de abril, a PF realizou 18 mandados de busca e apreensão autorizados pelo STF em oito estados do Brasil.