PM remaneja agente que autorizou gravação de youtuber norte-americano
Gen Kimura publicou vídeo mostrando parte da rotina dos policiais
A Polícia Militar informou nesta terça-feira, 25, que abriu sindicância para responsabilizar os envolvidos e remanejou para outra função o agente que autorizou a gravação de operações por um youtuber norte-americano. Gen Kimura publicou no início deste mês um vídeo posando com uma arma da corporação e mostrando a incursão em duas regiões na periferia de São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Além das medidas anunciadas, a PM reforçou que “a frase dita por um dos agentes ao longo do vídeo não condiz com as práticas preconizadas pela corporação”. O esclarecimento se refere ao momento do registro em que um agente da corporação afirma em inglês que mortes de criminosos são comemoradas com "charutos e cervejas".
“A Polícia Militar informa que o agente que autorizou a gravação foi remanejado para outra função. Foi aberta uma sindicância para apurar todas as circunstâncias e responsabilizar os envolvidos. A PM é uma instituição legalista, e a frase dita por um dos agentes ao longo do vídeo não condiz com as práticas preconizadas pela corporação”, explicou a Secretária de Segurança Pública em nota enviada ao Terra.
Intitulada 24 hrs na vida de um policial no Brasil, a filmagem começa dentro do 18º Batalhão da PM. Os policiais aparecem mostrando a sala da reserva de armas, treino para imobilizar suspeitos e até a academia onde praticam exercícios.
Antes de sair na empreitada policial, com um colete da PM e no banco de trás da viatura, Kimura posa com uma arma da corporação. A incursão por ruas da cidade também é filmada, na qual é possível ver como ocorre a abordagem a suspeitos, bem como a entrada em moradias.
Em um dos locais, os policiais mostram onde uma vítima norte-americana foi resgatada de um sequestro. “Foi uma loucura só de ver. Uma área onde um monte de gente é sequestrada e mantida em cativeiro para pedir o resgate. Esse tempo todo, não sei se vocês estão vendo, mas estou tenso", afirma Kimura.
O vídeo, publicado em 2 de junho deste ano, já passou de 1,6 milhão de visualizações até o início da noite desta terça-feira.