Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Quem é 'Dona Maria', mulher apontada como maior traficante de drogas e armas da Bahia

Jasiane Teixeira foi condenada por homicídio e é investigada também por roubos, falsidade ideológica, corrupção de menores

27 mar 2025 - 14h12
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Jasiane Teixeira, conhecida como 'Dona Maria', foi apontada como a maior traficante da Bahia, envolvida em tráfico de drogas, homicídios e outras atividades criminosas. Presa em SP, será transferida para um presídio na Bahia após decisão judicial.
'Dona Maria' chega a Salvador sob forte esquema de segurança após ter sido presa em São Paulo
'Dona Maria' chega a Salvador sob forte esquema de segurança após ter sido presa em São Paulo
Foto: Alberto Maraux/SSP

Jasiane Teixeira, apontada como "Dona Maria", é a mulher apontada como a maior traficante de drogas e de armas da Bahia. Na quarta-feira, 26, a Justiça da Bahia decretou a prisão preventiva dela e a transferência da mulher, que estava presa em São Paulo desde janeiro, para um presídio da Bahia.

Antes de ser presa em São Paulo, "Dona Maria" era considerada foragida após ser condenada a 14 anos de prisão pela participação na morte de um agente penitenciário e por tráfico de drogas na Bahia. Além de ser envolvida com tráfico de drogas e homicídio, é investigada também por roubos, falsidade ideológica, corrupção de menores em Jequié, no sudoeste do estado.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia (MP-BA), "Dona Maria" administrava facção criminosa de tráfico de drogas na região de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, sendo responsável pela contabilidade da organização criminosa e fluxos de caixa. O dinheiro obtido ilegalmente era pulverizado em contas de diversas pessoas, mediante depósitos fracionados, que retornava para ela ou para outros membros da organização criminosa.

“Dona Maria” foi inicialmente presa no dia 25 de setembro de 2019, em Biritiba Mirim, em São Paulo, após investigações da polícia baiana. Ela foi transferida para Salvador, sob forte esquema de segurança, no dia 27 de setembro do mesmo ano. Um dia depois, foi apresentada à imprensa e alegou inocência.

Nesse mesmo ano, a polícia apreendeu um avião usado para trazer drogas e armas da Bolívia, Venezuela, Colômbia e Peru, sob operação de “Dona Maria”. Três homens foram presos na ação. A aeronave foi leiloada em 2020 por R$ 800 mil.

“Dona Maria” Teixeira ficou presa no Conjunto Penal de Juazeiro, no norte da Bahia, até março de 2020, quando recebeu um habeas corpus. A decisão da Justiça da Bahia a deixava isenta de monitoramento eletrônico e prisão domiciliar.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade