Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Quem é Elmar Nascimento, candidato à presidência da Câmara?

Após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado se reuniu com os membros de sua bancada e declarou: 'Minha pré-candidatura segue de pé. Nada mudou'

12 set 2024 - 21h20
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, reafirmou sua intenção de concorrer à presidência da Casa. Em recente encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elmar consolidou sua posição frente a seus pares, destacando que sua "pré-candidatura segue de pé. Nada mudou."

Líder o União Brasil na Câmara, reafirmou sua intenção de concorrer à presidência da Casa e fez críticas ao atual presidente
Líder o União Brasil na Câmara, reafirmou sua intenção de concorrer à presidência da Casa e fez críticas ao atual presidente
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados / Perfil Brasil

A declaração de Elmar veio logo após mudanças no cenário eleitoral da Câmara. Com a saída de Marcos Pereira, do Republicanos-SP, a disputa ganhou novos contornos, favorecendo Hugo Motta, agora apoiado pelo atual presidente Arthur Lira. Para Elmar, porém, a mudança não afeta sua determinação.

Quem é Elmar Nascimento?

Natural de Campo Formoso (BA), Elmar Nascimento é político com trajetória marcada por cargos eletivos nas esferas municipal, estadual e federal. Formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, com pós-graduação pela Fundação da Faculdade de Direito da Bahia, iniciou sua carreira em 1996, quando foi eleito vereador em sua cidade natal. Reeleito em 2000, deu um passo adiante ao ser eleito deputado estadual em 2002, cargo que ocupou por três mandatos.

Em 2014, foi eleito deputado federal pela Bahia, sendo reeleito em 2019. No Congresso, destacou-se como líder do União Brasil e vice-líder do governo, além de presidir a Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil.

Concorrência e apoios na presidência da Câmara

Após a desistência de Marcos Pereira, Hugo Motta, do Republicanos-PB, despontou como o novo favorito, atraindo apoio tanto do governo quanto da oposição. O movimento foi confirmado pelo líder do PT, Odair Cunha.

Em celebração ao seu aniversário, Motta reforçou a necessidade de dialogar com outros parlamentares e formar alianças estratégicas. Ele também enfatizou que a decisão de Arthur Lira em apoiar oficialmente sua candidatura seria revelada no momento oportuno.

Segundo o jornal Jovem Pan, o líder do PL afirmou que a bancada será consultada sobre a situação. Tanto o presidente do partido quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretendem discutir o assunto com o presidente da Câmara, Arthur Lira. A movimentação política segue intensa, com deputados buscando alinhar estratégias para a próxima eleição na Casa.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade