RJ pede transferência de traficantes para presídios federais
Em resposta aos ataques a comunidades pacificadas nas últimas semanas, a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro pediu a transferência de dois traficantes locais para presídios federais.
Um deles é Lúcio Mauro Carneiro dos Passos, o Biscoito, de 38 anos, ex-chefe do tráfico de drogas da Mangueira. Ele foi preso em 2011 na Favela do Jacarezinho acusado do homicídio do então diretor do presídio de Bangu 3, o tenente-coronel José Roberto Amaral Lourenço.
O outro é Antônio Hilário Ferreira, o Rabicó, de 49 anos, preso desde 2008 em Bangu 3 e apontado como chefe do tráfico de São Gonçalo, Niterói e parte da região dos Lagos. Nos últimos dois meses, a Polícia Federal apreendeu farta quantidade de drogas e dinheiro que, de acordo com as investigações, pertenciam à quadrilha dele.
José Mariano Beltrame, que vai continuar à frente da Secretaria de Segurança no próximo governo de Luiz Fernando Pezão, a partir de janeiro, admitiu que vai pedir ao Ministério da Justiça a transferência de criminosos perigosos sempre que o setor de inteligência "considerar oportuno".