Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

RS deve concluir até setembro preparação para segurança na Copa

Estrutura montada para garantir a segurança do evento entra na reta final de preparação, restando poucos equipamentos para serem entregues

6 jun 2013 - 22h28
(atualizado às 22h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio Grande do Sul já possui, faltando pouco mais de um ano para a Copa do Mundo, a maior parte do aparato necessário para a área de Segurança Pública. Até setembro deste ano, todos os materiais e treinamentos previstos para o megaevento já estarão em funcionamento no Estado.

O Centro de Comando e Controle Integrado, estrutura prevista em todas as sedes da Copa, deve iniciar a construção em cerca de 30 dias. O anúncio foi feito durante reunião do governo do Estado com a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sesge) - órgão vinculado ao Ministério da Justiça - realizada nesta quinta-feira, no Quartel General da Brigada Militar (a Polícia Militar gaúcha), em Porto Alegre.

"Temos feito aquisições para todos os Estados-sede da Copa e, aqui para o RS, podemos destacar o imageador térmico, armamentos não-letais, equipamentos antibomba, plataforma de observação elevadas, sala-cofre e centros de comando móveis", ressaltou o diretor de Logística e secretário substituto da Sesge, Clenio Belluco. Do conjunto de equipamentos previstos para o Estado, apenas os equipamentos antibomba, o Centro de Comando e Móvel e a Plataforma de Observação Elevada ainda não foram entregues. Os equipamentos de combate a bombas, que incluem um robô, serão entregues este mês. Os demais produtos serão entregues até setembro.

"A quantidade dos equipamentos e qualificação dos profissionais representa um salto de qualidade que há muito tempo não víamos na segurança pública do Estado. Com a Copa, temos hoje tecnologias de primeiro mundo, como é o caso do imageador térmico, por exemplo", enfatizou o coordenador da Assessoria da Copa da Secretaria de Segurança Pública, coronel Erlo Pietroski. Orçado em R$ 7,5 milhões, o imageador térmico permite a captura de imagens por calor e está no Estado desde maio, sendo os profissionais que irão operar o equipamento passam por treinamento. Apenas 110 equipamentos desta tecnologia foram produzidos no mundo e 12 ficarão no Brasil, incluindo o equipamento que está no Estado.

No total, no RS, serão investidos R$ 79 milhões do governo federal na preparação da segurança para a Copa. A estrutura do Centro de Comando Integrado e Controle, estrutura que funcionará no Estado nos próximos meses e reunirá todas as forças policiais 24 horas por dia terá sua ordem de início assinada em 30 dias. O espaço ficará localizado no prédio da Secretaria de Segurança Pública e terá 3 mil metros quadrados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade