SP: motorista de aplicativo é agredida por passageiro depois de discussão por pagamento; veja
As câmeras de segurança do carro registraram toda a ação; o caso está sendo investigado
Uma motorista de aplicativo, identificada como Larissa Freire, de 26 anos, foi agredida por um passageiro após uma discussão sobre o pagamento de uma corrida, em Osasco, na Grande São Paulo. Um vídeo mostra o momento em que o homem dá um ‘mata-leão’ na jovem e depois chuta o carro dela (veja acima).
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O caso aconteceu no último sábado, 21. Nas imagens divulgadas pela própria vítima, Larissa aparece em uma ligação com a polícia, informando o que estava acontecendo. “Eu sei que no código de defesa diz que não pode fazer isso, de pagar na próxima”, ela detalha.
Assim que ouve a conversa, o homem, que está sentado no banco de trás acompanhado de uma mulher e uma criança de colo, começa a gritar. Ele abre a porta com agressividade e empurra os dois para fora afirmando que a motorista era “louca”. Assim que os três saem, ele bate a porta, que não fecha, mas o celular cai.
Larissa pega o celular e arranca com o veículo, porém, o homem consegue entrar e começa a agredi-la. “Devolve o meu celular, caralh*!”, grita. Após tomar o aparelho, desce e, antes de ir embora, chuta a porta.
Na publicação feita pela vítima, que está com mais de 800 mil visualizações, ela explica que pegou o aparelho para levar à delegacia e abrir um boletim de ocorrência contra ele. O caso causou revolta nos internautas.
Segundo a Secretária de Segurança Pública, o caso foi registrado como lesão corporal e dano no 5º Distrito Policial da cidade e, em seguida, encaminhado ao 4º DP. Foram requisitados exames ao Instituto Médico Legal (IML) e perícia no veículo da vítima. Além disso, a motorista recebeu orientações sobre o prazo para apresentar uma representação criminal contra o autor da agressão. Ainda não há informações sobre a prisão do suspeito.
Em nota ao Terra, a Uber lamentou o caso e diz considerar inaceitável o uso de violência. A conta do usuário foi banida da plataforma assim que tomamos conhecimento do ocorrido.
"A empresa informa, ainda, que todas as viagens na plataforma são cobertas por um seguro para despesas médicas hospitalares e odontológicas, que foi disponibilizado à motorista parceira. A Uber se coloca à disposição das autoridades para colaborar com investigações, na forma da lei", informou.
A plataforma ressaltou ainda que não existe a função de "pagar na próxima". "O app apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário", destacou.
"Esse recurso foi criado em 2019 pensando em ajudar os motoristas parceiros com troco e não a incentivar que usuários deixem de pagar viagens. A Uber não recomenda que motoristas utilizem essa opção com frequência e sem real necessidade. Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento também pode levar ao bloqueio da conta do usuário", disse em nota.