vc repórter: cadela "artista" é furtada de palhaço em Goiás
Conchi estava dentro do carro de seu dono quando a janela do veículo foi quebrada pelos ladrões para levar a cachorrinha e os pertences de Deidian Lucas
Deidian Lucas, o Palhaço Dieck, teve sua cachorrinha furtada de dentro de um carro em Goiânia, capital de Goiás, no dia 30 de julho. Conchita, uma Shih Tzu chamada carinhosamente de Conchi, participava de apresentações ao lado do dono e de sua esposa, a acordeonista Charline Maertens Lepersonne. O casal tem divulgado o caso nas redes sociais, mas acredita que apenas a “boa vontade” de quem estiver com ela é que pode trazê-la de volta.
Morador do município conhecido como Goiás Velho, Deidian foi a Goiânia apenas para levar uma prima, que estava para dar à luz. Quando o incidente aconteceu, ele não estava perto do veículo onde a cachorrinha ficou. “Depois de passar a noite toda com ela (a prima), parei para almoçar e estacionei o carro na sombra. Deixei a Conchi no carro, com água, e voltei depois de uns 20 minutos”, relatou. Ao retornar, o artista viu que haviam quebrado vidro da janela. Além de Conchita, os ladrões levaram uma caixa de som, notebook, mochila e até uma mala vermelha de couro contendo malabares, roupas e acessórios de palhaço. As roupas do bebê de sua prima também foram roubadas.
A relação dos donos com Conchi era mais afetiva que profissional. O artista afirmou que o trio convivia como uma família. “Agora que a gente terminou um espetáculo para viajar nós três”. disse. “É a primeira vez que ela fica tantos dias longe de nós”, lamentou.
O palhaço contou também que Conchita foi adestrada com um método especial. “Faz um ano que a adestro pelo adestramento natural. Os truques são ensinados conforme as características do animal e, ao invés de reprender quando ele faz algo errado, você gratifica ele quando faz certo. A raça dela é muito tranquila", disse Deidian.
A Shih Tzu já se apresentou duas vezes no Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), em Goiás, no espetáculo A Praça, do Grupo Improvisórios, e no Circo Tapa Beco. Conchi também já participou do Natal dos Idosos do Asilo São Vicente de Paulo e em celebrações de crianças em várias escolas, do primeiro Sarau de Poesia da Cafeteria Moinho do Trigo e do Festival Na Ponta do Nariz, em Goiânia.
A cachorrinha é pequena, pesa 4 kg e tem uma pinta azul no olho direito. Um microchip implantado na altura do pescoço e um passaporte são outros elementos que podem auxiliar na identificação do animal. Deidian afirmou que ganhou a Shih Tzu de sua sogra e teme que o valor da raça de Conchi dificulte a devolução. “É uma raça que o povo está comprando muito. Quem vende ganha algum dinheiro”, explicou. Diante da situação, o artista se propôs a tentar amenizar o prejuízo de quem possa tê-la comprado. “Eu tento reembolsar a pessoa, prometo um filhote da Conchita para ela, alguma coisa assim”, disse.
Uma semana após o roubo, o dono da cadela se mantém esperançoso, mas acredita que a solução dependerá da intenção de quem estiver com ela. “Depende da boa vontade de alguém, né? Se a notícia chegar até a pessoa e ela tiver boa vontade, existe (a possibilidade de encontrá-la)”, finalizou.
O furto
Há uma semana, Deidian estacionou seu veículo, um Fiat Pálio, na avenida Quinta Avenida, no Setor Leste Universitário de Goiânia, por volta das 13h30. Ao retornar após o almoço, ele viu que um dos vidros dianteiros do automóvel estava quebrado. O boletim de ocorrência foi registrado na 9ª Delegacia de Polícia Civil em Goiânia e o caso segue em investigação.
A leitora Patricia Mousinho, de Goiânia (GO), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.