Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

93% dos brasileiros condenam ataque terrorista aos Três Poderes, aponta Datafolha

Pesquisa aponta que apenas 3% se dizem favoráveis e 2%, indiferentes aos atos de depredação das sedes dos Três Poderes

11 jan 2023 - 21h58
(atualizado às 21h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Destruição no prédio do Congresso Nacional, após invasão na tarde do último domingo, 8, por manifestantes bolsonaristas.
Destruição no prédio do Congresso Nacional, após invasão na tarde do último domingo, 8, por manifestantes bolsonaristas.
Foto: Pedro França/Agência Senado / Estadão

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 11, aponta que 93% dos brasileiros condenam os ataques terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, no último domingo, 8, que culminaram com a depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

Na pesquisa, 3% dos entrevistados disseram que são favoráveis aos ataques, 2% disseram que são indiferentes, e 1% não soube opinar. O levantamento, que foi encomedado pelo jornal Folha de S. Paulo, entrevistou 1.214 pessoas com mais de 16 anos na terça-feira, 10, e nesta quarta, por telefone, em todo o Brasil. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. 

Segundo a pesquisa,  46% dos brasileiros acham que todos os envolvidos nos ataques terroristas têm de estar presos. Para 15%, a maioria deveria, e 26% acham que só alguns. Para 9%, ninguém deveria estar detido, e 4% dizem não saber.

Cerca de 1.500 pessoas foram detidas por envolvimento com os atos, 590 foram liberadas por "questões humanitárias", como idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças.

Os bolsonaristas que permanecem presos estão detidos pela Polícia Federal na Academia Nacional de Polícia enquanto aguardam uma triagem de investigação do órgão. Nas redes, circulam vídeos com queixas de "condições sub-humanas" no local, que já foram desmentidas pelas autoridades

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade