PUBLICIDADE

Política

A pedido de Lula, Rui Falcão deixa Câmara para fortalecer candidatos em SP e Campinas

Movimento orquestrado por chefe do Executivo busca fortalecer pré-candidaturas de Guilherme Boulos, na capital paulista, e Pedro Tourinho, no interior do Estado

3 jul 2024 - 13h54
(atualizado às 14h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado Rui Falcão (PT-SP) solicitou nesta quarta-feira, 3, licença parlamentar ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O movimento orquestrado pelo chefe do Executivo busca fortalecer as pré-candidaturas do partido em São Paulo e Campinas.

Falcão pretende se ausentar da Câmara por 120 dias para ajudar o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) na corrida pela Prefeitura de São Paulo. Como um dos coordenadores da pré-campanha de Boulos, o petista optou por solicitar licença para se dedicar exclusivamente à campanha, embora isso não fosse obrigatório.

Durante sua licença, o mandato de Falcão será assumido por Pedro Tourinho, pré-candidato do PT em Campinas. A ideia é que Tourinho mantenha o mandato enquanto disputa a eleição. "[O mandato] fortalece nossa candidatura e nosso discurso. Fortalecendo a conexão com Brasília, que é quem mais tem capacidade de investimentos e aporta recursos na cidade", disse Tourinho.

Como mostrou o Estadão, a disputa em Campinas é considerada estratégica para o PT. No ano passado, Lula criticou a gestão do atual prefeito, Dário Saadi (Republicanos), pela construção de casas de 15 metros quadrados para moradores de uma ocupação. Nesta quinta-feira, 15, o presidente vai cumprir duas agendas oficiais na cidade localizada a 99 quilômetros da capital paulista.

Oficialmente, a visita de Lula a Campinas tem como objetivo inaugurar o laboratório Orion do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e obras de infraestrutura. Nos bastidores, se espera que a agenda também sirva para impulsionar a candidatura de Tourinho ao executivo municipal, assim como Boulos tem feito em eventos do governo federal em São Paulo.

Vereadores de Campinas avaliam que a disputa à Prefeitura será polarizada entre Saadi e Tourinho. O médico petista foi o deputado federal mais votado na cidade em 2022, com 48,7 mil votos no município e 74,7 mil no Estado. Hoje ele é suplente na Câmara e assumirá o mandato com o pedido de licença de Falcão.

A eleição em Campinas também será um teste da influência de Lula e Tarcísio como apoiadores políticos, possivelmente antecipando um confronto futuro entre o presidente e o governador paulista na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. Tanto aliados de Lula quanto de Tarcísio esperam que ambos tenham participação ativa na campanha eleitoral deste ano na cidade.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade