Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

AGU notifica Youtube para remoção de conteúdos falsos sobre saúde de Lula

Segundo a Advocacia-Geral da União, algumas publicações chegavam a sugerir a morte do presidente

14 dez 2024 - 07h55
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Lula caminha pelos corredores do hospital após deixar a UTI
Presidente Lula caminha pelos corredores do hospital após deixar a UTI
Foto: Reprodução/Instagram/@lulaoficial

A Advocacia-Geral da União afirmou ter notificado, na sexta-feira, 13, extrajudicialmente o Youtube Brasil para que removesse, em até 24 horas, conteúdos com informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o órgão, algumas das publicações chegavam a sugerir o falecimento do petista.

Por meio da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), a AGU argumenta que os procedimentos aos quais o presidente foi submetido ocorreram sem qualquer intercorrência. Na tarde de sexta, inclusive, Lula publicou um vídeo caminhando no hospital para tranquilizar seus apoiadores.

Após deixar UTI, Lula caminha pelos corredores do hospital:

“Trata-se, portanto, de desinformação, pois expõe manifestação sobre fatos que não condizem com a realidade, cujo propósito é o de enganar o público sobre a real condição de saúde do Presidente da República. Além de enganosas e fraudulentas, as postagens configuram-se como ato antijurídico, uma vez que violam o direito à informação (art. 5º, inciso XIV e art. 220, da CRFB) e extrapolam os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito (art. 187 do Código Civil)”, diz a Advocacia-Geral, em trecho da notificação.

A AGU destaca também que, como todos os autores dos vídeos possuem meios para recolher doações – indicando-se, por exemplo, chaves PIX para transferências financeiras ou até mesmo anúncios –, devem ser cumpridas as políticas de monetização da plataforma, o que aumenta, ainda mais, a responsabilidade de se observarem os Termos de Uso do Youtube.

Caso as publicações não sejam removidas, a AGU pede à plataforma que ao menos identifique tais informações falsas e insira sinalizações com as informações oficiais passadas nos boletis divulgados pela equipe médica do presidente.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade