Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Ajudantes de ordens de Bolsonaro tentaram excluir mais de 17 mil e-mails; conteúdo está com CPI

Lista de e-mails foi descoberta na pasta "Lixeira" nas contas individuais dos auxiliares de ordem do ex-presidente

7 ago 2023 - 18h03
(atualizado às 18h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília.
Ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília.
Foto: Reuters

Pelo menos 17.354 e-mails funcionais foram excluídos das caixas de entrada por ex-ajudantes de ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro, de acordo com informações divulgadas pela TV Globo. 

A lista de e-mails foi descoberta na pasta "Lixeira" nas contas individuais dos ajudantes de ordem. Conforme esclarecido pela empresa encarregada do programa de gerenciamento de e-mails, para uma exclusão definitiva dos itens, era necessário acessar a Lixeira e remover a lista novamente.

Somente o ajudante de ordens Danilo Calhares realizou a exclusão absoluta dos e-mails de sua caixa de entrada. Ele assumiu o cargo de ajudante de ordens em dezembro de 2020, e o primeiro e-mail presente em sua caixa de entrada data de novembro de 2022. Isso indica que ele conseguiu efetuar a remoção definitiva dos e-mails.

Na pasta de lixeira de Mauro Cid, coordenador-geral dos ajudantes de ordem, foi encontrado um e-mail de Maria Farani, ex-assessora do gabinete pessoal da Presidência. 

Nesse e-mail, havia informações sobre uma tentativa de venda de um relógio Rolex por aproximadamente R$ 292 mil. Conforme mensagens dos próprios ajudantes de ordem, o relógio foi adquirido durante uma viagem oficial.

Em uma outra pasta da lixeira, pertencente a Osmar Crivelatti, que agora desempenha a função de servidor de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, foi encontrado um e-mail  que aborda a questão das pedras preciosas entregues a Jair Bolsonaro durante uma viagem de campanha para a reeleição em outubro de 2022, na cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais.

Veja a quantidade de e-mails que foram apagados pelos ajudantes de ordens, mas ainda estavam armazenados na pasta Lixeira:

  • 6.096 e-mails na pasta de itens deletados de Osmar Crivelatti
  • 5.705 e-mails na pasta de itens deletados de Marcelo Câmara
  • 4.212 e-mails na pasta de itens deletados de Mauro Cid
  • 769 e-mails na pasta de itens deletados de Cleiton Holzschuk
  • 376 e-mails na pasta de itens deletados de Daniel Luccas
  • 125 e-mails deletados na pasta de itens recuperados de Adriano Teperino
  • 71 e-mails deletados na pasta de itens recuperados de Jonathas Coelho
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade