Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Além de Taxad: veja apelidos dados a políticos que entraram para história do País

Presidente Lula, ex-presidente Jair Bolsonaro e vice-presidente Geraldo Alckmin, entre outros políticos, ganharam apelidos de adversários e críticos; relembre quais foram e o contexto de cada um

19 jul 2024 - 13h24
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - Nos últimos dias, as redes sociais foram inundadas por memes que deram ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o apelido de "Taxad". A alcunha começou a ser compartilhada por adversários do governo federal, após a aprovação da "taxa das blusinhas" e a regulamentação da reforma tributária. A estratégia de criação de nomes jocosos não é nova e faz parte de um movimento de adversários e críticos para mostrar desaprovação a características ou atuações de políticos ao longo da história do País.

O último apelido fazia referência a uma capa de cetim que ele trajava durante as sessões do Legislativo. A alcunha e a atuação de Tenório se tornou famosa a ponto de inspirar o clássico do cinema brasileiro "O Homem da Capa Preta", de 1986, estrelado por José Wilker e dirigido por Sérgio Rezende.

'Seu Mé'

Há mais de 100 anos, nas eleições de 1922, o candidato do Partido Republicano Mineiro (PRM) Artur Bernardes foi ridicularizado por uma marchinha carnavalesca. A música, que era uma forma da época para satirizar políticos, chamava Bernardes de "Seu Mé", sugerindo que a aparência dele era semelhante à de uma cabra.

Quando foi eleito presidente, Bernardes mandou prender um dos compositores da marchinha. Apesar da tentativa de censura, o apelido continuou sendo utilizado por adversários.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade