Apoiadores formam longa fila para comprar kits do PT na posse de Lula
Participantes do evento reclamam de filas e falta de organização
Os apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que toma posse neste domingo, 1º, formaram longa fila para adquirir kits com camisetas e acessórios do Partido dos Trabalhadores. Os itens são vendidos em uma barraca montada no Festival do Futuro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Os kits são vendidos por R$ 100, e a renda arrecadada será utilizada para as despesas do partido, conforme anunciado pelo PT.
Adriana ficou cerca de 30 minutos na fila para comprar o kit. Ela escolheu o conjunto de itens que vinha com a camiseta preta, já que a fila para o kit com a camiseta vermelha estava bem maior.
"Achei o valor justo, apesar da grana estar curta. Mas vale a pena, o importante é que o dinheiro vai para o partido", disse a apoiadora de Lula.
Dentro do evento, um Lula inflável gigante recebeu os apoiadores e foi assinado pelas pessoas com recadinhos de esperança. A iniciativa é do Movimento Lula Gigante, que desde 2018 leva o inflável de dez metros de altura pelo Brasil com a intenção de espalhar mensagens positivas sobre o político.
Apesar do tamanho do boneco, os organizadores afirmam que ele cabe dentro de uma bolsa pequena, enrolado. "Mais pesado é o gerador para inflar ele. Vamos ficar até a gasolina render. São 15 litros de gasolina", diz Adonis Teixeira, idealizador do movimento.
Mais filas
Para ter acesso ao Palácio do Planalto, apoiadores enfrentaram mais horas de fila debaixo de sol. Isso porque a Polícia Militar realiza inspeção de segurança em cada pessoa antes da liberação.
Os apoiadores de Lula reclamam de falta de informações, da desorganização da fila e da ausência de acesso preferencial para idosos e deficientes.
CERIMÔNIA DE POSSE DE LULA COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Acompanhe nesta thread fotos e vídeos da cobertura do Terra direto de Brasília.
Siga a cobertura em tempo real: https://t.co/kk3dKq5ryE pic.twitter.com/zDETQrNENR
— Terra (@Terra) January 1, 2023
*Com colaboração de Marcela Ferreira