Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Após chamar Brasília de 'ilha da fantasia', Rui Costa pede desculpas: "Não fui feliz"

Ministro da Casa Civil publicou retratação em uma rede social; na última semana, ele fez críticas à capital federal

7 jun 2023 - 18h01
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo Rui Costa, novos limites de valor para subsídio da faixa 1 do MCMV variam a depender da região ou cidade, mas média é até R$ 170 mil por unidade.
Segundo Rui Costa, novos limites de valor para subsídio da faixa 1 do MCMV variam a depender da região ou cidade, mas média é até R$ 170 mil por unidade.
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira, 7, que "não foi feliz" ao dizer, em discurso na semana passada, que Brasília era uma "ilha da fantasia". O pedido de desculpas foi feito pelas redes sociais. 

"Ao citar Brasília como centro do poder político, não fui feliz nas minhas palavras, o que permitiu que alguns transformassem a minha declaração em um ataque à cidade ou ao seu povo", escreveu o ministro no Twitter.

Para se redimir, Rui Costa destacou a coragem e esforços dos cidadãos, que "labuta" todos os dias por uma vida melhor. Ele reforçou que seu comentário anterior, na verdade, foi um desabafo e em nada reflete os esforços diários dos trabalhadores e trabalhadoras de Brasília. 

"Quero deixar absolutamente claro que meu desabafo nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital, com seus familiares, lutando, sonhando e passando dificuldades como tanta gente em todas as cidades do país", disse.

Confira a publicação abaixo:

Ministro de Lula chama Brasília de 'ilha da fantasia'

Rui Costa fez a declaração polêmica durante um discurso na última sexta-feira, 2, na cidade de Itaberaba, na Bahia. Na ocasião, o ministro criticou a transferência da capital do Brasil para o Centro-Oeste

"Aquele negócio de botar a capital do País longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil. Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada", declarou o ministro. "Ali [em Brasília] as pessoas vivem numa ilha ilusória, numa bolha de fantasia". 

A crítica pegou mal. Os deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP-DF), Joaquim Roriz Neto (Pros-DF) e Thiago Manzoni (PL-DF) enviaram no domingo, 4, um ofício para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual solicitavam a demissão do ministro-chefe da Casa Civil. De acordo com o pedido, as declarações questionavam a competência e compromisso de Rui com a governança responsável.

Os deputados ainda citaram a "falta de respeito" para com a capital federal, e questionaram a capacidade de Rui em desempenhar suas funções de forma adequada.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade