Após escândalo, sobe percepção de que corrupção vai piorar
Pesquisa Datafolha mostra essa opinião para 53% dos brasileiros entrevistados
Depois que o escândalo de corrupção envolvendo o Ministério da Educação (MEC) veio à tona, a percepção dos brasileiros de que a corrupção no País vai piorar aumentou, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira, 29.
Segundo o levantamento, 53% dos entrevistados tem essa percepção, ante 36% da pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2021.
Já 17% dos participantes do mais recente levantamento acham que os casos de corrupção vão diminuir, enquanto 26% dizem que tudo ficará como está e 4% afirmam não saber.
Esta nova amostragem foi realizada entre os dias 22 e 23 de março, em meio às denúncias que envolvem a relação entre o então chefe do MEC, Milton Ribeiro, e pastores lobistas que agiam para liberar recursos junto a pasta em troca de dinheiro e, até mesmo, ouro.
Milton Ribeiro foi exonerado do cargo na segunda-feira, 28, após pressão para deixar o posto devido à reportagens que apontam suposto tratamento preferencial a pedidos de liberação de recursos do MEC por meio da intermediação de dois pastores, o que teria ocorrido, inclusive, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, a pesquisa ouviu 2.556 pessoas acima de 16 anos, em 181 cidades de todo o País, e está registrada no TSE sob o número BR-08967/2022.