Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Atos contra o governo reúnem manifestantes pelo País

Protestos foram articulados por 9 partidos - PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade - e pelo movimento Direitos Já!

2 out 2021 - 12h28
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

As manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro neste sábado, 2, reuniram manifestantes em 305 cidades de todos os Estados e do Distrito Federal, além de 18 países. Os atos foram articulados por nove partidos - PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade - e pelo movimento Direitos Já!

Em São Paulo, a manifestação na Avenida Paulista inclui o trio elétrico Demolidor, de 24 metros de comprimento, conhecido de foliões nos carnavais em Salvador e São Paulo, e outros dois trios elétricos menores, cujos valores foram custeados por uma 'vaquinha' via Pix entre as entidades organizadoras.

Nas redes sociais, ao criticar o governo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) menciona a fome. "Mercado vendendo carcaça de frango e ossos de boi na promoção. Arroz e feijão fragmentado sendo vendidos. Alimentos que antes viravam ração, hoje servem de alimento para a população", diz a publicação.

O Partido dos Trabalhadores (PT) convocou manifestantes por sua conta oficial no Twitter. "Lutar nas ruas e nas redes. Use a tag: #2OutForaBolsonaro", publicou. Em outra postagem, a sigla critica as políticas de Bolsonaro. "Por um país onde as crianças tenham livros nas mãos e não sejam constrangidas pelo presidente a carregarem armas!".

Milhares de pessoas se reuniram no largo do Rosário, região central de Campinas (SP), na manhã deste sábado (2), para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro
Milhares de pessoas se reuniram no largo do Rosário, região central de Campinas (SP), na manhã deste sábado (2), para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro
Foto: Leandro Ferreira/Fotoarena / Estadão Conteúdo

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), também à frente dos atos, convocou o povo às ruas, recomendando o uso de máscaras apropriadas e constante álcool em gel para um "protesto seguro". "Hoje é dia de ocupar as ruas pela democracia. O PSB estará presente no grande ato pelo impeachment de Bolsonaro!", diz o tuíte.

"Estamos nas ruas com o povo! Nossa presidenta @lucianasantos marcando presença no #2OutForaBolsonaro em Recife!", divulgou o PCdoB no Twitter. O PSOL também se pronunciou pela rede social. "Por vacina no braço, comida no prato e Fora Bolsonaro!", publicou o partido.

Entre entidades sindicais, a Federação única dos Petroleiros (FUP) se pronunciou pelas redes. "O @sindipetroba marca presença nas ruas de ruas de Salvador! Sabe por quê? O botijão de gás está caro! E ninguém mais aguenta o genocida Bolsonaro!".

Atos foram registrados em diversas cidades, como Salvador (BA), Belém (PA), Palmas (TO), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Acari (RN), Recife (PE), São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Chapecó (SC) e em cidades fora do Brasil, como em Freiburg, na Alemanha, Madri, na Espanha, e Paris, na França. Os maiores atos são em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade