Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Autor de explosões em Brasília anunciou ataque nas redes sociais

Explosões aconteceram na Praça dos Três Poderes, uma em frente ao STF e outra no estacionamento; uma pessoa morreu

13 nov 2024 - 22h31
(atualizado em 14/11/2024 às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Francisco Wanderley Luiz
Francisco Wanderley Luiz
Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

O autor das explosões que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira, 13, anunciou os ataques nas redes sociais. Ele foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, e seria o proprietário do veículo que explodiu no Anexo IV da Câmara dos Deputados. 

Uma hora antes da explosão, Francisco -- que foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL-- fez uma publicação no Facebook com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes da Câmara e do Senado. 

Em seu perfil na rede social, que foi tirado do ar, ele costumava reproduzir teorias conspiratórias anticomunistas. O suspeito também exibiu prints de mensagens enviadas a si mesmo no aplicativo de mensagens WhatsApp. 

Praça dos Três Poderes é isolada após explosões; uma pessoa morreu:

"Sugiro a vocês uma data especial para a revolução: 15/11/2024. Após esse grande acontecimento, vocês poderão comemorar a verdadeira proclamação da república", disse em uma das mensagens. Em outra, ele desafiou a Polícia Federal para uma espécie de “jogo”.

“Vamos jogar? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de m*rda [...] Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de materiais etc. Início 17:48 horas do dia 13/11/2024. O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte”, escreveu. 

Francisco foi o único a morrer nas explosões. A informação preliminar, segundo a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), é de que o ataque tenha sido obra de um "lobo solitário na forma de um suicídio". O caso está sob investigação. 

Vice-governadora do DF dá informações preliminares sobre explosões:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade