Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Base governista solicita saída de Marcos do Val da CPMI do 8/1

Requerimento foi apresentado nesta terça-feira. Governo pede a substituição do parlamentar por outro do mesmo bloco ou partido

20 jun 2023 - 11h50
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Marcos do Val fala pela primeira vez após operação da Polícia Federal
Marcos do Val fala pela primeira vez após operação da Polícia Federal
Foto: Reprodução/Globoplay

Durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro nesta terça-feira, 20, o deputado Rogério Correa (PT-MG), integrante da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou uma questão de ordem ao presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), solicitando a substituição do senador Marcos do Val (Podemos-ES) na comissão.

“No nosso entender, isso configura conflito de interesse direto, e inviabiliza a devida apuração dos fatos, podendo vir a impedir, inclusive, o compartilhamento de informações relevantes para a comissão pelo STF”, disse o deputado ao apresentar o pedido.

No entanto, o presidente da CPMI negou a solicitação, argumentando que não possui autoridade nem competência para incluir ou excluir qualquer membro.

Agora, os parlamentares da base governista anunciaram que vão apelar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também exerce a presidência do Congresso, para que se pronuncie sobre o assunto.

A estratégia do grupo é recorrer a Pacheco para que o senador Marcos do Val não seja mais integrante da CPI do 8 de janeiro.

Em fevereiro, Marcos do Val mencionou a existência de um plano que envolveria o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e contaria com a participação do ex-deputado Daniel Silveira e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Devido às suspeitas de envolvimento do senador nesse esquema e também por conta de publicações consideradas antidemocráticas, ele foi alvo de uma operação de busca e apreensão na semana passada.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade