Bolsonaro disse que colocaria 'cara no fogo' por Ribeiro e vira meme
Em live em 24 de março, preferiu isentar seu ministro de envolvimento
Quando o caso da cobrança de propina no Ministério da Educação veio a público, o presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa de Milton Ribeiro. Em live em 24 de março, preferiu isentar seu ministro de envolvimento.
"O Milton, coisa rara de eu falar aqui: eu boto minha cara no fogo pelo Milton", afirmou Bolsonaro, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. O presidente ainda repetiu: "Minha cara toda no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia contra ele". Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle, eram muito próximos a Ribeiro.
Milton Ribeiro foi preso em operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira, 22. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, além de Ribeiro, o pastor Gilmar Santos - ligado ao presidente Jair Bolsonaro - também foi preso. Os dois são investigados em um suposto esquema de ilegalidades no Ministério da Educação (MEC). A PF faz ainda buscas em endereços dos detidos e também de outro pastor citado no esquema, Arilton Moura. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Arilton Moura e Gilmar Santos compunham um "gabinete paralelo" suspeito de agilizar liberação de verbas para prefeituras em troca de propina.
Após a operação policial, a fala de Bolsonaro defendendo Ribeiro viralizou e a internet, claro, não perdoou e vários memes começaram a surgir nas redes.
“Pelo Milton Ribeiro eu coloco a cara no fogo” pic.twitter.com/aI4kOfBwcP
— detremura (@detremura) June 22, 2022
"Milton, coisa rara. Eu boto a minha cara toda no fogo por ele." (BOLSONARO, Jair) pic.twitter.com/q7A0YFIelq
— Carlos C (@CarlosCoimbraA3) June 22, 2022
Boto minha cara no fogo 🔥 se o Milton for honesto! pic.twitter.com/Y1SweDnkRp
— Nande (@Cangaceiro1970) June 22, 2022
Bom Dia ☀️
Alguém aí já sabe, se o "BOLSONARO DESEQUILIBRADO" já colocou a CARA no FOGO ?? 🔥😳
Fiquei sabendo que Queimou 🔥🔥 pic.twitter.com/p2NXzYBR69
— Edy Antony 🐈 (@Ednaldo_Antony) June 22, 2022
Bolsonaro depois de botar a cara toda no fogo por causa do Milton Ribeiro queimou pic.twitter.com/WDb1wu5HRS
— Selmo🏳️🌈 🎮 (@AnselmoAthan) June 22, 2022
EXCLUSIVO : Vazam imagens de Jair Bolsonaro depois de colocar a cara no fogo por Milton Kkkkkkkkkk pic.twitter.com/4wzBhYMTXq
— Vinicius (@Visantoss4) June 22, 2022
Primeira-dama
Durante a live, o presidente afirmou que o ministro já havia levado o caso a conhecimento da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2021. A apuração do órgão, no entanto, segundo informação divulgada à época não tinha apurado envolvimento de servidor público. A apuração oficial só foi retomada após as reportagens do Estadão.
Quatro dias depois da live de Bolsonaro, sua mulher Michelle também defendeu a atuação de Ribeiro. "Ainda não tive tempo de ver, mas estou orando pela vida dele. Eu confio muito nele", afirmou a primeira-dama durante evento de filiação dos ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) ao Republicanos, em Brasília.
Questionado por jornalistas se a saída de Ribeiro causava algum tipo de constrangimento ao governo, Michelle disse que o ex-ministro era honesto. "Deus sabe de todas as coisas e vai provar que ele é uma pessoa honesta, justa, fiel e leal." A primeira-dama declarou ainda que conversa com Ribeiro todos os dias. "Amo a vida dele."