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Política

Bolsonaro e CPI da Covid fazem GloboNews bombar no Ibope

Canal de notícias se beneficia das polêmicas alimentadas pelo presidente e a busca por culpados do caos na pandemia no Brasil

9 ago 2021 - 12h05
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Em julho, a GloboNews marcou média de 0,23 ponto no PNT (Painel Nacional de Televisão). A aferição é feita nas 15 maiores áreas metropolitanas do País.

Quanto mais o presidente Bolsonaro polemiza, mais gás dá aos canais jornalísticos
Quanto mais o presidente Bolsonaro polemiza, mais gás dá aos canais jornalísticos
Foto: Marcos Côrrea/Presidência da República e Divulgação/Emissoras de TV (Fotomontagem: Blog Sala de TV)

Entre os canais de notícias, o segundo lugar ficou com a Record News (0,15 ponto). A emissora do bispo Edir Macedo não tem repercussão relevante de sua programação, mas leva vantagem por ser transmitida em sinal aberto.

Principal concorrente da GloboNews, a CNN Brasil marcou no período 0,06 ponto, público quase 4 vezes menor que a ‘rival’. A Band News TV alcançou média 0,03.

As emissoras com programação 100% focada em jornalismo se beneficiam da ebulição permanente no universo da política. Longas transmissões dos depoimentos da CPI da Covid – com direito a brigas, ironias e até ameaças entre os senadores – prendem o telespectador diante da tela.

Os ataques quase diários de Jair Bolsonaro a ministros do STF, o sistema das urnas eletrônicas e a imprensa também geram manchetes chamativas que renovam o interesse do público.

O bom desempenho da GloboNews em julho reflete ainda as mudanças implementadas no canal. O novo ‘Conexão’, das 9h às 12h55, e a reformulação do ‘Jornal das 10’ na faixa nobre impulsionaram os índices no Ibope.

Nem tudo é positivo para o segmento. A diminuição de renda ao longo da pandemia obrigou milhares de famílias a enxugarem o orçamento. Cancelar a assinatura de TV paga tem sido uma maneira de economizar.

Hoje, há 1,5 milhão a menos de usuários pagantes na comparação com janeiro de 2020. Essa queda do número de planos ativos se reflete na audiência dos canais e no valor dos pacotes publicitários oferecidos aos anunciantes.

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