Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro solicita visto de visitante para ficar nos EUA por seis meses, diz jornal

Ex-presidente está nos EUA desde o final do ano passado; advogado acredita que a Flórida "será seu lar temporário longe de casa"

30 jan 2023 - 18h08
Compartilhar
Exibir comentários
Bolsonaro pretende esticar sua estada nos EUA e, segundo a Folha de S. Paulo, foi orientado a cumprir um roteiro de palestras para custear sua permanência.
Bolsonaro pretende esticar sua estada nos EUA e, segundo a Folha de S. Paulo, foi orientado a cumprir um roteiro de palestras para custear sua permanência.
Foto: José Luiz Tavares

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou um visto de visitante de seis meses para permanecer nos Estados Unidos, segundo o jornal britânico Financial Times. O pedido foi recebido pelas autoridades dos EUA na sexta-feira, 27, conforme informou o advogado dele ao site, Felipe Alexandre.

O advogado o aconselhou a não deixar o país enquanto o processo de visto tramita. “Acho que a Flórida será seu lar temporário longe de casa. Neste momento, com a situação dele, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade”, disse Alexandre.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o final do ano passado, quando ainda estava vigente seu visto diplomático, cuja carência vence nesta segunda-feira, 30. O ex-presidente está hospedado na casa do ex-lutador, José Aldo, onde é frequentemente cercado por apoiadores que moram na Flórida.

Após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-capitão é investigado por supostas irregularidades em seu mandado, além dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro. A suspeita é que de ele tenha incitado a invasão à área dos Três Poderes. 

Desconforto com entidades dos EUA

Conforme aponta o FT, há sinais de que a presença de Bolsonaro no país seja desconfortável para o governo Biden, já que ele é apoiador do ex-presidente Donald Trump. Pouco depois dos atos de vandalismo em Brasília, 41 membros democratas do Congresso assinaram uma carta pedindo para que o governo revogue o visto do ex-presidente.

“Não devemos permitir que o senhor Bolsonaro ou qualquer outro ex-funcionário brasileiro se refugie nos Estados Unidos para escapar da justiça por quaisquer crimes que possam ter cometido durante o mandato”, afirmou a carta.

O advogado de Bolsonaro afirmou ainda ao jornal que há evidências de que ele tenha cometido qualquer crime relacionado aos atos em Brasília. Alexandre disse que se vão “expulsar alguém do país, tem que ter uma justificativa legal para isso”.

Ainda conforme o FT, o advogado afirmou que o ex-presidente pode eventualmente decidir solicitar um visto americano mais permanente do que a extensão de seis meses que ele está buscando.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade