Brasília recebe 11 caminhões de bombeiros de grupo espanhol
O Distrito Federal de Brasília recebeu nesta segunda-feira 11 caminhões de bombeiros fabricados pelo grupo espanhol Iturri, que além disso se prepara para instalar sua primeira fábrica no Brasil, no interior do estado de São Paulo.
"São caminhões de luta contra incêndios urbanos, que além disso estão dotados de equipes para operações de resgate", explicou à Agência Efe o diretor da Iturri, Luis Muriel, em um ato ao que foram o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, e o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara, entre outras autoridades.
Os caminhões entregues hoje foram fabricados nas fábricas da Iturri na Espanha, onde além disso estão sendo concluídos outros 15 já encomendados pelo governo do Distrito Federal de Brasília.
Muriel disse que nos próximos meses serão entregues os 15 caminhões restantes, que têm custo aproximado de 470 mil euros por unidade.
Durante o ato, tanto o embaixador espanhol como o governador de Brasília mencionaram as "excelentes" relações entre ambos os países e à estreita cooperação que mantêm nos âmbitos comercial e empresarial.
"As empresas espanholas começaram a chegar com força ao Brasil na década de 1990, quando muitos ainda não acreditavam no futuro do país", declarou De la Cámara, ressaltando o "compromisso" do setor privado espanhol com esse país, que definiu como "parceiro estratégico".
Queiroz, por sua vez, também avaliou a "sociedade" que existe entre Espanha e Brasil e, sobretudo, o que significa para seu país a contribuição de tecnologia.
O diretor da Iturri contou à Agência Efe que a operação para a venda de 26 caminhões de bombeiros ao Distrito Federal foi produto de um concurso internacional vencido pelo grupo Iturri.
No entanto, acrescentou que a empresa espanhola decidiu instalar uma fábrica própria no Brasil, a fim de poder participar também nas licitações só de âmbito nacional e expandir seus horizontes no país.
Muriel acrescentou que a primeira fábrica da Iturri no Brasil se instalará na cidade de Atibaia, cerca de 60 quilômetros de São Paulo, o coração industrial e financeiro do país, e que se prevê que comece a trabalhar em meados de 2015.
No mesmo ato, o Corpo de Bombeiros de Brasília também recebeu três caminhões alemães equipados com escadas de 55 metros, 11 veículos portugueses de combate contra incêndios florestais e 23 ambulâncias de fabricação nacional.