Câmara divulga integrantes da Comissão Externa da Petrobras
A Câmara dos Deputados divulgou nesta terça-feira os nomes dos nove deputados que vão acompanhar investigações de denúncias contra a Petrobras na Holanda. Os partidos governistas dominam a comissão externa, com cinco membros indicados, mas com nomes pouco alinhados ao Palácio do Planalto. A oposição será representada por três parlamentares.
A comissão foi aprovada na Câmara após a revelação de uma investigação na Holanda envolvendo a empresa SBM Offshore sobre um suposto esquema de propinas pagas a intermediários de vários países, entre os quais o Brasil, para garantir a assinatura de contratos. Denúncias formuladas por um ex-funcionário da companhia revelaram repasses de US$ 250 milhões em propinas, entre 2005 e 2011, dos quais US$ 139 milhões teriam sido destinados a funcionários da Petrobras.
A criação do grupo foi aprovada em meio a uma rebelião da base aliada com o Palácio do Planalto, em meio a uma insatisfação com a articulação política do governo e a reforma ministerial. O requerimento para a investigação só foi possível com a investida do blocão, um grupo informal de partidos da base aliada.
A comissão será coordenada por Maurício Quintella Lessa (PR-AL), escolhido pela mesa diretora da Câmara. Luiz Alberto (PT-BA) será o único representante do partido da presidente Dilma Rousseff. A indicação do PMDB foi Lucio Vieira Lima (BA), crítico da presidente e alinhado com o líder do partido, Eduardo Cunha (RJ). Também integrará a comissão o deputado Mário Negromonte (PP-BA), demitido por Dilma do Ministério das Cidades, e Anthony Garotinho (PR-RJ).
Veja a composição da comissão:
- Maurício Quintella Lessa (PR-AL) – Coordenador
- Luiz Alberto (PT-BA)
- Lucio Vieira Lima (PMDB-BA)
- Paulo Magalhães (PSD-BA)
- Mário Negromonte (PP-BA)
- Anthony Garotinho (PR-RJ)
- Carlos Sampaio (PSDB-SP)
- Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
- Fernando Francischini (SDD-PR)