Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Celso de Mello critica Bolsonaro por propor ampliação de ministros no STF

Ministro aposentado disse que as propostas de alteração da composição numérica do Supremo surgiram em 'períodos de exceção'

10 out 2022 - 19h34
(atualizado às 20h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília (DF)
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília (DF)
Foto: Divulgação / Estadão

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro aposentado Celso de Mello, criticou nesta segunda-feira, 10, a proposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) de aumentar o número de membros na Corte se for reeleito. 

A mudança na composição do tribunal, de 11 para 16 ministros, daria ao presidente a chance de obter maioria no STF com as novas indicações. Em seu primeiro mandato, Bolsonaro já nomeou Kassio Nunes Marques e André Mendonça

Celso de Mello avalia que o objetivo do presidente é "controlar" o tribunal e comprometer a independência dos ministros. O ex-presidente do STF também afirma que a proposta pode violar o princípio da separação dos Poderes.

"Qualquer Emenda à Constituição que desrespeite tal princípio mostrar-se-á impregnada do vício gravíssimo da inconstitucionalidade", alerta o ex-ministro.

Celso de Mello disse ainda que, até hoje, as propostas de alteração da composição numérica do Supremo Tribunal Federal surgiram em "períodos de exceção".

"Sempre sob a égide de ordens autocráticas e sob o influxo de mentes autoritárias que buscavam, com tal expediente, sufocar a independência da Corte Suprema, que representa um dos pilares fundamentais em que se assenta o Estado democrático de Direito", disse o ministro aposentado.

Para o ministro, Bolsonaro "pretende servilmente replicar o que fez a ditadura militar", quando a composição do STF foi aumentada, e ignora "princípios nucleares da separação de poderes e da independência judicial".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade