Começa período de transferência de seção eleitoral para eleições de outubro; saiba quem pode fazer
Mudança temporária de colégio eleitoral pode ser pedida até 22 de agosto e é destinada para pessoas que estejam trabalhando nas eleições, tenham mobilidade reduzida, estejam em prisão provisória ou outras situações especiais
Os eleitores que quiserem mudar suas seções eleitorais dentro do mesmo município para votar no primeiro turno das eleições municipais, em 6 de outubro, podem solicitar transferência a partir desta segunda-feira, 22. O processo, que vai até 22 de agosto, deve ser feito junto à Justiça Eleitoral.
A mudança é destinada a pessoas que tenham dificuldade de mobilidade, estejam em liberdade provisória ou não possam se locomover por causa do trabalho. A ideia é que os eleitores nestas condições consigam participar do pleito de acordo com suas necessidades e as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja a lista completa de quem pode solicitar a mudança:
- Presos provisórios
- Menores em unidades de internação
- Militares e agentes de segurança pública em serviço
- Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
- Indígenas e quilombolas
- Juízes eleitorais e assistentes
- Servidores da Justiça Eleitoral
A transferência temporária só pode ser requisitada por aqueles com cadastro eleitoral em situação regular. É possível entregar os documentos necessários em qualquer cartório eleitoral até o próximo dia 22.