Comissão aprova convite para Mujica explicar fala de Lula
Segundo livro, Lula teria dito ao uruguaio que era preciso lidar com chantagens e coisas imorais para governar o Brasil
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quarta-feira um convite para o ex-presidente do Uruguai José Mujica explicar uma frase sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo um livro lançado neste ano no país vizinho, Lula teria dito ao uruguaio que a única forma de governar o Brasil era tendo de lidar com coisas imorais e chantagens.
Siga Terra Notícias no Twitter
No livro “Una oveja negra al poder”, a frase atribuída a Lula é descrita logo depois de uma referência ao escândalo do mensalão, episódio que o ex-presidente teria enfrentado com “angústia e um pouco de culpa”, de acordo com a publicação.
Depois da repercussão da frase, Mujica negou ter conversado com Lula sobre o mensalão e descartou ir ao Senado brasileiro falar sobre a declaração. Mesmo assim, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) insistiu no pedido, que foi aprovado hoje. O uruguaio não é obrigado a comparecer à comissão.
"Tenho a certeza de que Mujica não vai decepcionar os brasileiros e virá ao Senado esclarecer essa história. Ele como um defensor da ética e um homem que sempre condenou práticas corruptas não vai nos deixar sem explicações”, disse Caiado.