Comissão de Orçamento se reúne e aguarda acordo entre líderes e governo
A Comissão Mista de Orçamento volta a se reunir nesta quarta-feira, às 14h30, para votar os 10 relatórios setoriais ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2014 (PLN 9/13). Desde a última segunda-feira, o colegiado tenta votar os textos, sem sucesso. A expectativa é que a presidente Dilma Rousseff se encontre com líderes partidários para acertar um acordo entre Legislativo e Executivo.
O relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), vem obstruindo a discussão no colegiado depois de a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ter dito que o Executivo não tem compromisso com o orçamento impositivo na LDO de 2014, e sim com o relatório da PEC sobre o mesmo tema. "A maior bandeira do PMDB na Câmara é o Orçamento Impositivo. Enquanto não for resolvido o problema do governo com o orçamento impositivo, não vamos andar com o Orçamento. Isso é uma decisão da bancada (do PMDB)", disse Forte.
De acordo com o presidente da comissão, senador Lobão Filho (PMDB-MA), a presidente Dilma Rousseff vai garantir a execução das emendas de acordo com as regras da PEC do Orçamento Impositivo. "Acho que isso resolve qualquer dúvida", disse Lobão Filho.
A meta da comissão é votar todos os relatórios setoriais até amanhã. Se o cronograma for seguido, o Orçamento de 2014 seria votado pelo Congresso no dia 23 de dezembro.