Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Como fazer título de eleitor digital? Passo a passo

Fazer o título de eleitor digital é fácil e traz uma série de vantagens. Confira como usar o e-Título.

17 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O título de eleitor digital é uma versão eletrônica do título de eleitor físico que traz vantagens como acesso a informações, dispensa de documentos impressos e contribuições à preservação do meio ambiente.
Versão digital do título de eleitor.
Versão digital do título de eleitor.
Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil / Estadão

Para votar nas eleições 2024, um documento que pode facilitar o acesso a locais de votação e que, principalmente, habilita brasileiros a votar é o título de eleitor. Além do documento físico, similar a uma carteira de identidade ou certificado de reservista, tem como fazer título de eleitor digital, sem necessidade de uso do registro impresso.

Ao fazer um título de eleitor digital, também é possível acessar outras informações relacionadas à vida eleitoral dos cidadãos brasileiros, como consulta ao local de votação, emissão de quitação de obrigações eleitorais ou mesmo consulta e apresentação de justificativa para as eleições.

O que é título de eleitor digital?

O título de eleitor digital é uma versão eletrônica do título de eleitor físico, que pode ser obtida tanto por quem já votou nas eleições quanto por quem deseja votar pela primeira vez. Essa modalidade de título pode ser obtida por um aplicativo oficial oferecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) chamado de e-Título.

O e-Título apresenta diversas informações eleitorais e está disponível para download nas lojas App Store, para aparelhos como iPhone, e na Google Play Store, de smartphones Android. Quem possui registro de título eleitoral regular ou mesmo suspenso pode acessar o e-Título, sendo que apenas quem tem título cancelado está impedido de usar o aplicativo.

Quais as vantagens do título de eleitor digital?

Existem diversas vantagens no uso do título de eleitor digital através do e-Título:

  • Caso a versão digital tenha foto e o eleitor tenha feito cadastro de biometria, ela pode ser apresentada no local de votação como documento oficial de identificação;
  • Dispensa a necessidade de levar versões impressas de documentos, como RG ou título de eleitor;
  • Há menos riscos de perder o documento, já que ele pode ser acessado de qualquer smartphone ou tablet;
  • Se for necessário contar com uma versão física do documento, é possível baixar um arquivo em PDF para imprimir o título;
  • O e-Título permite acesso a diferentes registros e serviços eleitorais, como apresentação de justificativa eleitoral, consulta ao local de votação e emissão de certidões de participação eleitoral, além do pagamento de débitos eleitorais, se for o caso. Esses documentos podem ser exigidos, por exemplo, em processos de contratação relacionados a cargos públicos após a realização de concursos;
  • Menos papel é utilizado para a fabricação de títulos eleitorais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Como usar o título de eleitor digital?

O acesso ao título de eleitor digital por meio do aplicativo e-Título pode ser feito apenas com a apresentação do número de CPF. Assim, não é preciso buscar pelo número do título eleitoral para utilizar a versão digital do documento.

Caso a pessoa não tenha biometria cadastrada e não possua foto nos sistemas do TSE, será necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto, como o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nesses casos, não é preciso apresentar o título de eleitor para votar, desde que o cidadão saiba seu local de votação e seção eleitoral.

O título de eleitor digital pode ser apresentado no dia da votação para o fiscal de mesa que trabalha na seção eleitoral em que o eleitor vota. Para isso, basta mostrar as informações do e-Título, na tela do smartphone, ao mesário para iniciar o processo de voto.

Vale lembrar que o título de eleitor digital tem a mesma validade e autenticidade do documento físico, já que possui uma série de protocolos de segurança criados pelo TSE. A versão eletrônica tem, por exemplo, codificações que ajudam as autoridades a comprovarem a autenticidade do título, o que diminui as chances de falsificações.

Passo a passo de como fazer título de eleitor digital

O título de eleitor digital pode ser feito de maneira totalmente eletrônica. O primeiro passo é separar os seguintes documentos, que serão usados durante cadastro no e-Título:

  • Documento de identificação com foto, como RG, carteira de trabalho, passaporte ou CNH;
  • Comprovante de residência no próprio nome, como conta de energia, água, internet ou fatura de cartão de crédito, por exemplo;
  • Foto ou cópia digital do documento de identificação.

Depois de separar a documentação, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do TSE e escolha a opção “Título Eleitoral”. Informe os dados solicitados, como CPF, data de nascimento e nome da mãe. Se você já possui o título eleitoral físico, pode informar também o número do documento;
  2. Informe o estado em que mora na opção Unidade Federativa;
  3. Em seguida, siga as orientações para apresentação dos documentos obrigatórios. Será necessário tirar uma foto de seu rosto segurando o documento ao lado;
  4. Registre a frente e o verso do documento de identificação, conforme instruções da página;
  5. Faça a foto do comprovante de residência;
  6. No caso de pessoas do sexo masculino, é preciso enviar também foto de comprovante de quitação de alistamento militar;
  7. Depois, preencha o formulário disponibilizado e marque a opção “Não tenho” na área reservada ao número do título de eleitor. Informe nome, nome completo dos pais e as demais informações exigidas.

Após finalizar o processo, a solicitação do e-Título pode ser acompanhada pelo mesmo site do TSE usado para solicitar o título de eleitor digital, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

Todo o processo é realizado de maneira digital, pelo site do TSE e pelo aplicativo oficial disponibilizado pelo órgão, o e-Título. Por isso, há mais praticidade para quem deseja fazer o título de eleitor digital, que não precisa comparecer a um cartório eleitoral para obter a primeira versão do título ou conseguir a modalidade digital do documento.

Apenas em caso de problemas na obtenção do título eleitoral digital será preciso ir a um cartório e apresentar os documentos originais e cópias exigidos durante o processo. Há também a possibilidade de registro fotográfico e coleta de biometria no local.

Depois de entender como fazer o título de eleitor digital, é hora de organizar outros procedimentos relacionados às eleições, veja como transferir título de eleitor!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade