Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

CPI da educação: Câmara de Vereadores da capital vai investigar compras da Prefeitura

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou na manhã desta segunda-feira (7) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará compras e contratos celebrados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) a partir de 2021. A chamada CPI da Educação terá como presidente a vereadora Mari Pimentel (Novo) e Cláudia Araújo (PSD) como vice-presidente. A reunião […]

7 ago 2023 - 20h45
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Porto Alegre 24 horas

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou na manhã desta segunda-feira (7) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará compras e contratos celebrados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) a partir de 2021. A chamada CPI da Educação terá como presidente a vereadora Mari Pimentel (Novo) e Cláudia Araújo (PSD) como vice-presidente. A reunião de instalação também apontou Roberto Robaina (PSOL) como relator. A CPI irá realizar reuniões semanais nas segundas-feiras, às 10h.

Em dezembro de 2022,  foi noticiada a primeira compra polêmica feita pela Smed no valor de R$ 9 milhões em livros de uma empresa investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A compra foi feita por meio de uma modalidade simplificada de licitação, chamada Ata de Registro de Preços, autorizada em 2021 pelo governo estadual de Sergipe.

Neste ano, uma  série de denúncias feitas pela equipe de investigação de GZH confirmou estoques de materiais pedagógicos sem uso, em escolas municipais. Após as constatações,  a secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa, pediu exoneração do cargo, em junho. A ex-secretária entregou uma carta em que afirmava que o pedido de afastamento buscava permitir "a apuração transparente da destinação dos materiais e equipamentos tecnológicos" comprados pela Prefeitura.

Sônia foi substituída por José Paulo da Rosa, administrador de empresas com doutorado em Educação pela PUCRS.

Confira a composição da CPI:

Bloco PCdoB/PSol/PT (três vagas) - Roberto Robaina (PSol), Jonas Reis (PT) e Biga Pereira (PCdoB)

Bloco PL/Cidadania/PTB (duas vagas) - Psicóloga Tanise Sabino (PTB) e Mauro Pinheiro (PL)

Bloco Podemos/Republicanos (uma vaga) - José Freitas (Republicanos)

PSDB (uma vaga) - Moisés Barboza

MDB (uma vaga) - Idenir Cecchim

PP (uma vaga) - Comandante Nádia

NOVO (uma vaga) - Mari Pimentel

PSD (uma vaga) - Cláudia Araújo

Solidariedade (uma vaga) - Claudio Janta

Fonte: Andressa de Bem e Canto/ Câmara Municipal de Porto Alegre

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade